9 ideias para conseguir clientes para o seu negócio

Um dos maiores desafios para qualquer empresário surge quando se pergunta: como conseguir clientes para o meu negócio? Hoje em dia, com milhares de opções na Internet, esta tarefa requer muita criatividade.

Para o ajudar a navegar com sucesso no processo de aquisição de clientes, aqui estão 9 ideias e algumas dicas sobre como implementá-las. 

A importância de conhecer os seus clientes

Num outro artigo, falámos-lhe da importância de ter ferramentas de gestão para atingir os seus objetivos comerciais. Logicamente, se não for claro sobre os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço, nem as ferramentas nem qualquer tipo de estratégia que queira aplicar funcionarão. E a missão de atrair compradores para um negócio será impossível. Além disso, se não for claro sobre quem é o seu cliente ideal, a batalha está perdida.

Por esta razão, recomendamos que invista tempo na identificação do seu potencial cliente, que realmente irá beneficiar dos seus produtos ou serviços. Pode haver vários, de idades diferentes e com interesses diferentes: o importante é conhecê-los a fundo.

Para atingir este objetivo, deve entrevistar o maior número de clientes possível. Desta forma, será capaz de conceber estratégias de vendas assertivas e criar ligações a longo prazo com pessoas que têm potencial para se tornarem compradores leais.

Como conseguir clientes

Como atrair clientes para um negócio?

Aqui estão 7 ideias para atrair clientes para o seu negócio que não requerem um grande orçamento, mas que requerem perseverança, criatividade e dedicação.

1. Criar um site atraente de comércio eletrónico

Como parte da transformação digital da sua empresa, pensar no comércio eletrônico é fundamental. É uma ferramenta muito poderosa quando se trata de adquirir clientes. Para ter um negócio virtual que processa pagamentos e com o qual pode vender 24 horas por dia, não é necessário ter um orçamento muito grande.

Atualmente, existem plataformas de comércio eletrônico que são acessíveis a qualquer pessoa que não conheça programação. 

2. Pedir referências

As referências são uma das melhores formas de conseguir atrair novos clientes, mas se ficarr à espera que os seus clientes atuais o recomendem aos seus amigos e familiares, poderá ter de esperar muito tempo. Tome as rédeas, implementando um sistema para solicitar ativamente as referências dos seus clientes satisfeitos. 

Integre a atividade de geração de referências no processo de vendas. Pode, por exemplo, enviar um e-mail de acompanhamento solicitando uma referência após um cliente ter recebido a sua encomenda no seu site de comércio eletrônico. Faça com que os seus vendedores B2B peçam referências ao acompanhar os clientes para responder a perguntas após a venda.

3. Estabelecer contactos

Participe em organizações e eventos relacionados com o seu sector e os seus clientes. Certifique-se de que se aproxima do trabalho em rede com a atitude “Como posso ajudar os outros”, em vez de “O que eu ganho com isso?”. Ao pensar em como ser útil, construirá relações que levarão a novos clientes.

4. Oferecer descontos e incentivos para novos clientes

As ofertas introdutórias, tais como um curso de duas semanas no seu estúdio de karaté por X euros, podem atrair clientes curiosos oferecendo-lhes uma forma de baixo risco para experimentar os seus produtos ou serviços. Acompanhe os clientes que resgatam a oferta especial e envie-lhes mensagens de marketing que os encorajem a continuar a comprar-lhe.

5. Voltar a entrar em contacto com antigos clientes. 

Tudo o que é antigo pode voltar a ser novo, incluindo clientes antigos que não fazem negócios consigo há já algum tempo. Reveja regularmente os seus contactos com clientes e, após seis meses ou um ano sem interacção ou compra, contacte clientes inativos com uma oferta especial por e-mail, correio direto ou telefone. Eles ficarão contentes por se ter lembrado deles e por querer reconquistá-los.

6. Melhore o seu website 

Hoje em dia, tanto os consumidores como os compradores B2B encontram novos negócios principalmente através da pesquisa na Internet. Isto significa que o seu website tem de fazer muito trabalho para atrair novos clientes. Garanta  que o design, conteúdo, gráficos e SEO do seu webasite estão atualizados. Se este não for o seu ponto forte, vale a pena recorrer aos serviços de uma empresa de design de websites ou de um perito em SEO para o ajudar.

7. Parceria com empresas complementares 

Colaborar com empresas que têm uma base de clientes semelhante, mas que não estão em concorrência direta, e conceber estratégias que visem os clientes uns dos outros para atrair novos clientes. 

7. Promova a sua experiência

Gere interesse – e novos clientes – divulgando a sua experiência industrial. A participação em mesas redondas ou webinars online da indústria, falando em eventos da indústria ou a grupos a que pertencem os seus clientes-alvo, ou a realização de sessões educativas ou workshops, impressionará potenciais novos clientes com os seus conhecimentos na matéria.

8. Participar em eventos comunitários

Sendo todas as coisas iguais, a maioria das pessoas gosta de apoiar empresas independentes na sua comunidade. Melhore a sua imagem na sua comunidade através da participação em eventos e instituições de caridade. Isto fará com que o seu nome seja divulgado e atrairá novos clientes.

9. Fazer promoções “trazer um amigo”

Ofereça 2 por 1, “compre um receba um grátis” ou ofertas “traga um amigo” para ajudar os seus clientes a apresentar o seu negócio a novos clientes. Por exemplo, se oferecer cursos, pode oferecer uma inscrição gratuita para qualquer pessoa que traga um amigo. Pode até ser mais específico: “Convide um amigo para experimentar as nossas novas ofertas de Outono” para informar os clientes de que pretende apresentar o seu negócio a uma clientela mais vasta.

Conclusão

Depois de ler este artigo sobre como conseguir clientes, já terá uma ideia clara: não faltam  estratégias de baixo custo para os trazer para o seu negócio. O segredo é escolher as estratégias certas e dedicar tempo e energia para as fazer funcionar.

Para começar, é importante investir em táticas a longo prazo, que levam mais tempo a dar frutos, mas dão frutos por mais tempo. Não hesite em contactar-nos para saber como começar.

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