Quais são as vantagens dos pagamentos digitais para o seu negócio?

Vivemos num ambiente cada vez mais digitalizado devido à mudança de hábitos de consumo que levaram as empresas a inovar e a adaptar-se. A tecnologia foi democratizada e está ao alcance de qualquer pessoa ter um telemóvel, um computador e uma ligação à Internet. Isto também influenciou a forma de pagamento, de modo que a utilização de pagamentos digitais se tornou mais generalizada.

Os últimos dois anos mostraram-nos que a transformação digital não é uma moda, é uma forma de ligar pessoas, melhorar a rentabilidade do negócio e manter-se na frente da concorrência.

Se já tiver um negócio e quiser digitalizá-lo, pode começar com os diferentes métodos de pagamento.

O que são pagamentos digitais?

Os pagamentos digitais são métodos utilizados para receber pagamentos por um produto ou serviço num negócio físico, ou digital, para evitar a utilização de dinheiro. Os pagamentos digitais incluem uma variedade de métodos tais como os seguintes:

  • Cartões de crédito ou de débito.
  • Cartões de crédito ou de débito.
  • Transferências bancárias.
  • Aplicações para telemóveis ou cartões.
  • Terminais de Ponto de Venda (POS).
  • Smartwatch.
  • Computadores.

Quais são as vantagens dos pagamentos digitais?

Para algumas empresas, falar de mudança para um sistema de pagamento digital significa falar de transformação digital e de mudança cultural. Uma das principais objecções dos utilizadores à utilização de pagamentos digitais é a necessidade de segurança. No entanto, todos os envolvidos em pagamentos digitais beneficiam de uma série de vantagens, tais como as seguintes:

  • Redução de custos, uma vez que são utilizados menos recursos.
  • Maior satisfação do cliente, uma vez que os processos de pagamento são mais rápidos.
  • Segurança das transacções, uma vez que são utilizados métodos de autenticação e encriptação para promover a confiança e prevenir a fraude.
  • Impulsionar o controlo dos processos de compra. Qualquer transacção pode ser facilmente rastreada e é proporcionada transparência.
  • Oferecendo uma variedade de métodos de pagamento que se adequam a cada cliente.
  • Aumentar o leque de clientes alcançados pela empresa.
  • Aumentar as vendas como resultado de atingir mais clientes.

Isto significa que esta preferência pela escolha de pagamentos digitais continuará a crescer a nível mundial, conforme as previsões do Statista. Em 2017, cerca de 2.454,6 milhões de utilizadores a nível mundial estavam a utilizá-los e em 2022 atingiram 4.160,5 milhões. Até 2027, estima-se que mais de 5,48 mil milhões de pessoas os utilizarão, permitindo uma maior inclusão financeira.

Qual é a razão para o crescimento dos pagamentos digitais?

Este crescimento deve-se, em parte, aos benefícios que os pagamentos digitais lhe podem oferecer. Em primeiro lugar, eles são seguros. Minimizam o risco de roubo ou falsificação de dinheiro. Estes são dois problemas significativos no caso de numerário reduzidos na versão digital. Na web, os movimentos financeiros, tais como pagamentos, podem ser facilmente identificados. Para as empresas, é também uma vantagem porque promove a transparência das transações financeiras.

Relacionado com o rastreio dos pagamentos, graças à aplicação bancária digital, pode ter um controlo atualizado e detalhado das suas despesas. Isto é especialmente útil quando se trata de criar orçamentos que lhe permitem controlar as suas finanças pessoais, evitando cair num sobre-endividamento que prejudica a sua saúde financeira.

Como dissemos anteriormente, é mais rápido e mais conveniente. No caso de muitos dos serviços de transferência instantânea de dinheiro, por exemplo, para pagar um jantar entre dois amigos por igual, tudo o que precisa é do número de telefone deles. Ao seguir alguns passos simples, pode pagar-lhes a sua parte.

Finalmente, sublinhamos que os custos associados à obtenção do dinheiro são reduzidos. O dinheiro implica a utilização de recursos materiais, tendo um grande impacto negativo sobre o ambiente.

Não há dúvida que a indústria de pagamentos inova constantemente para fornecer aos utilizadores métodos cada vez mais simples e instantâneos. No entanto, o seu impacto não é apenas individual, pois é também uma opção para reduzir o fosso social através da inclusão financeira: aumenta a penetração bancária de pessoas anteriormente não bancárias, permitindo-lhes gerir melhor as suas despesas e poupanças ou aceder a microcréditos.

Quais são os métodos de pagamento digital mais comumente utilizados?

Os tipos de pagamentos digitais mais utilizados são os seguintes:

Cartões de crédito e de débito. Muitos dos cartões de crédito e débito atualmente utilizados incorporam tecnologia NFC que lhe permite pagar sem que o cartão toque no POS, conhecido como pagamento sem contacto.

Pagamentos móveis. Existe também a possibilidade de utilizar um cartão virtual por uma aplicação no telemóvel do banco ou de outra empresa. Para poder utilizar esta forma de pagamento, é necessário ser utilizador do sistema bancário online de um banco e ter a tecnologia NFC.

Pagamento com um código QR. Neste caso, basta abrir uma aplicação de telemóvel de um banco e digitalizar um código QR fornecido pela loja onde pretende pagar.

Como adaptar o seu negócio aos pagamentos digitais?

Se quiser impulsionar a digitalização do seu negócio, pode tomar as seguintes medidas para implementar os pagamentos digitais:

1. Abrir uma conta bancaria

Embora possa parecer óbvio, o primeiro passo é que o seu negócio tenha uma conta bancária onde possa centralizar os pagamentos que os seus clientes efetuam digitalmente para os seus produtos e serviços.

2. Obter um dispositivo de pagamento digital

Este pode ser um terminal digital de ponto de venda (POS) ou uma aplicação móvel que permita este tipo de pagamento. No caso de ter um comércio electrónico, deve ligar a loja aos métodos de pagamento digitais que tiver instalado.

3. Informar sobre os métodos de pagamento disponíveis

É importante que os seus clientes saibam como vão poder pagar pelos seus produtos ou serviços, para saberem que existem várias possibilidades e utilizem a que melhor lhes convier.

4. Controlar os pagamentos recebidos

Através do seu banco, poderá controlar os pagamentos recebidos e verificar todas as transações.
A digitalização de uma empresa, independentemente da sua dimensão, permite-lhe crescer e adaptar-se a novos hábitos de consumo. Embora a digitalização de uma empresa tenha muitos aspectos, o mais importante é cumprir um objectivo: a satisfação do cliente. Neste sentido, os pagamentos digitais satisfazem a necessidade de rapidez e segurança que os compradores exigem.

Porque é que os meios de pagamento digitais são tão bem sucedidos?

O aumento da popularidade dos sistemas de pagamento digitais não passou certamente despercebido. A digitalização do mundo financeiro é imparável e espera-se que os pagamentos electrónicos continuem a crescer, com alguns a apontarem mesmo para uma sociedade sem dinheiro. Mas o que explica o seu sucesso?

O aparecimento de plataformas de pagamento digitais, ligadas especialmente ao comércio electrónico e aos novos hábitos de consumo, significa que podemos estar a caminho de viver numa sociedade sem numerário. É uma tendência que leva muitos a acreditar que as soluções de pagamento digital poderiam deslocar o dinheiro.

Se desejar orientação sobre como aplicar métodos de pagamento digitais no seu negócio, não hesite em contactar-nos.

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