Transformação digital: Como gerir a mudança de cultura empresarial?

“A cultura empresarial é um dos principais obstáculos no processo de transformação digital das empresas e o principal risco de perda da sua competitividade no atual contexto de mercado.”

Esta é uma das principais conclusões do estudo “The Digital Culture Challenge: Closing the Employee-Leadership Gap”, realizado pela Capgemini em 2017, a mais de 1700 profissionais de 340 empresas sediadas em oito países.

Apesar da pandemia ter obrigado as empresas de todos os setores a reavaliarem as suas políticas de trabalho e a procurarem soluções para proteger os seus negócios a longo prazo, a verdade é que a inovação ainda não é uma realidade para a maioria das empresas. E isso acontece por três razões fundamentais:

1. A dificuldade que os gestores têm em transmitir de forma clara a visão que possuem sobre o digital para as suas empresas;
2. A ausência de funções de referência na área do digital;
3. A ausência de indicadores de desempenho (KPI) que permitam aferir com rigor os impactos da transformação digital nas suas organizações e negócios.

Neste sentido, as empresas deverão motivar, envolver e responsabilizar todos os seus colaboradores, de modo a poderem realizar efetivamente a mudança cultural que é agora mais importante que nunca.

Paciência, tenacidade e atenção constante são as chaves

Já em 2017, este estudo da Capgemini elencava 8 aspetos essenciais que as organizações terão que adotar, para conseguirem implementar com sucesso uma cultura digital:

1. Identificar os agentes de mudança capazes de fomentarem a nova cultura digital e promovê-los no seio da empresa;
2. Definir novos indicadores de desempenho baseados nos novos comportamentos desejados;
3. Tornar mensurável a mudança cultural;
4. Investir nas competências digitais que são realmente importantes;
5. Comunicar de forma clara e expressa a visão para o digital que as chefias possuem e o seu nível de envolvimento nesta matéria;
6. Demonstrar que as chefias estão envolvidas nessa mudança;
7. Utilizar as ferramentas de colaboração digital para aumentar a transparência e para interagir com os trabalhadores;
8. Adotar uma abordagem holística da transformação cultural.

Estes fatores continuam a ser críticos no atual contexto, cada vez mais exigente e competitivo. Só as empresas que conseguirem gerir de forma eficiente esta mudança cultural, poderão ser verdadeiramente competitivas agora e no futuro.

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