O que é o kitting e quais são os benefícios?

Quando recebemos uma encomenda de uma loja online, podemos não estar cientes do processo pelo qual o nosso artigo passou, desde o vendedor até às  nossas mãos. Esse processo inclui passos como a escolha, agrupamento e preparação de pedidos, que são muito mais complexos do que podemos imaginar. 

Neste novo artigo, abordamos um tópico que certamente te vai interessar: o que é a kitting e como é gerido na cadeia de fornecimento.

O que é o kitting?

Kitting é um termo usado no contexto do armazenamento. Refere-se ao agrupamento de diferentes itens em kits que estão prontos para serem enviados. O Kitting substitui a embalagem de itens individuais e contribui para uma melhor estratégia de cumprimento da ordem. 

A linha de montagem é um processo de fabrico muito comum, por exemplo, no fabrico de automóveis, mobiliário ou eletrodomésticos, entre outros produtos. 

O Kitting tem lugar no armazém para itens relacionados. Por exemplo, quando um cliente encomenda um computador, é provável que ele peça um rato, um disco rígido, um tapete de rato, um auricular, etc. Nestas situações, o kit envolve agrupar itens separados, mas relacionados entre si, e enviá-los como uma única unidade em vez de os enviar separadamente.

Passos para a preparação de pedidos

Os armazéns mais eficientes têm normalmente um certo sistema para agrupar e preparar pacotes para expedição. Algumas empresas até têm pessoal especializado para esta tarefa, que se tornam especialistas na sua parte do processo. 

O kitting de armazém irá geralmente seguir estes passos para completar um kit completo:

  • Recepção da encomenda: aqui são determinados os requisitos do kit, tal como fornecidos pelo cliente na sua encomenda.
  • Verificação do número de kits encomendados.
  • Picking: Quando o kiter tiver selecionado os produtos, deverá utilizar o sistema de inventário operado no armazém e efectuar o picking de armazém.
  • Envio: envio de pacotes completos para os clientes corretos.
  • Entrega: confirmação de  que o envio foi entregue no local correto.

Vantagens do kitting

Como já vimos, o kitting completo pode beneficiar a tua cadeia de fornecimento desde o fabrico até à entrega. Aqui estão algumas das vantagens que o teu revendedor pode ganhar com o kitting. 

  • Reduz os erros de fabrico e de escolha. Como dissemos anteriormente, os empregados especializados nesta tarefa seguem um processo que reduz a possibilidade de cometerem erros. 
  • Poupa tempo de produção, colheita e embalagem. Ao deixarem os itens prontos, os empregados da linha de montagem não têm de procurar os materiais de que precisam, pois estão todos à mão.
  • Aumenta a produtividade. A preparação antecipada de todos os produtos que compõem um kit permite-te controlar o teu inventário com mais precisão.
  • Maximiza o espaço. Ao agruparmos os produtos, conseguimos otimizar o espaço disponível.

WMS como complemento necessário para o kitting

Um sistema de gestão de armazéns (WMS) é uma aplicação de software que suporta as operações diárias de um armazém. Eles são uma ferramenta essencial para alimentar todas as operações do armazém, incluindo a montagem de kits. 

Entre as funções básicas está a de fornecer às estações de kits os bens necessários para as configurar de modo a que possam ser geridas corretamente. 

Tem em mente que para que o kit seja eficaz, precisas de verificar constantemente o stock. Se não tiveres produtos para preparar os kits ou se te faltar algum produto necessário, as tuas encomendas não sairão a tempo e não irás cumprir as datas comprometidas com os teus clientes.

SAP Business One e kitting

Agora que já sabes o que é “kitting”, vamos dizer-te como um ERP como o SAP Business One pode fazer “kitting” e tornar o teu trabalho mais fácil. 

O Kitting pode ser feito dentro do SAP Business One através de listas de materiais. Há duas que estão especificamente orientadas para este objectivo: as listas técnicas de vendas e as listas técnicas de montagem.

Saber o que é o kitting é fácil, o que é  mais difícil é encontrar uma plataforma que te permita tirar partido do seu potencial para seres mais eficiente e melhorar a experiência de compra dos utilizadores. Para mais informações, não hesites em contactar-nos.

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