Picking: o que é e quais são as chaves para o melhorar

O picking é uma tarefa delicada que afeta, diretamente, a satisfação dos clientes e a reputação da marca. Como também é um processo caro, contamos-lhe como o otimizar, além de definir o seu significado, explicando os tipos mais comuns que existem e aprofundando em como melhorar os processos logísticos dos armazéns.  

O que é o picking?

Nos departamentos de logística, o picking ou preparação de encomendas é a tarefa de recolher produtos num armazém, prepará-los se for necessário e embalá-los para concluir a encomenda do cliente. Claro que este processo varia em função da empresa e do produto.    

Uma preparação de encomendas eficaz implica velocidade, precisão e detalhe. Em especial, a entrega rápida de produtos que deve aumentar a satisfação do cliente atual.

Tipos de sistemas de picking

Os sistemas de picking ou métodos de preparação de encomendas dependem de: 

  • Número de recoletores/colaboradores que trabalham numa só encomenda em simultâneo.
  • O número de encomendas para as quais se separa um único artigo de cada vez.
  • A frequência de programação de encomendas.

A empresa deverá escolher o sistema que melhor se adapte às suas necessidades. Em função da categorização anterior, encontramos: 

Preparação de encomendas individuais

Como o nome indica, prepara-se uma encomenda de cada vez. É o método utilizado pelas empresas com pouco volume de encomendas ou que, por natureza, exigem alta precisão na encomenda. 

As encomendas não costumam ser programadas, pelo que se podem preparar em qualquer momento.  

Preparação de encomendas por lotes ou seleção de encomendas múltiplas

Neste sistema, completam-se várias encomendas de cada vez. Ou seja, o recoletor seleciona um lote de encomendas com a mesma SKU (Stock Keeping Unit) em simultâneo. Funciona bem nos negócios que têm muitas encomendas do mesmo artigo. 

Além disso, o sistema de recolha de encomendas por lotes reduz tempo de trabalho, uma vez que o colaborador só necessita de ir uma vez procurar os produtos da SKU em questão. 

Preparação de encomendas em grupo

Tal como acontece com a seleção de encomendas por lotes, a seleção de encomendas em grupo permite concluir várias encomendas de uma só vez. 

Neste sistema, os recoletores recolhem produtos de diferentes recipientes à vez, ou seja, produtos com diferentes SKU. Deste modo, são diminuídas as distâncias que percorrem os recoletores num armazém.

Preparação de encomendas por zonas

Para a preparação de encomendas por zonas, o armazém deve estar dividido por áreas. Os trabalhadores do armazém são distribuídos por áreas e focam-se na sua especialização (recolhendo produtos dessa zona). Normalmente, colocam os produtos em recipientes e passam-nos para a área seguinte. O trabalho é simultâneo para poupar tempo. 

Preparação de encomendas de seleção por vagas

A preparação de encomendas por vagas é igual à preparação de encomendas individuais, mas com o adicional de que existe uma janela de programação. Deste modo, o recoletor seleciona uma encomenda de forma individual num horário específico que deve estar coordenado com o envio da encomenda. 

Preparação de encomendas por lotes e por zona 

Esta é uma combinação de métodos que põe um recoletor numa zona para que leve a cabo a recolha por lotes dentro da sua zona e cingindo-se a uma janela de programação. 

Preparação de encomendas por seleção de vagas e por zona 

Este tipo de picking atribui um recoletor a uma zona e, dentro dessa zona, são-lhe atribuídas as encomendas individuais, armazenadas nessa zona e moldando-se a uma janela de programação determinada. 

A automação de armazéns está em ascensão

Automatização do picking 

Como um aparte, devemos acrescentar que a automatização do picking está em ascensão. A digitalização de tarefas e a automatização dos armazéns está a tirar protagonismo à preparação de encomendas manual. Além disso, executar esta tarefa manualmente implica custos maiores (mais mão de obra e erro humano). 

Os equipamentos de automatização adequados podem agilizar as operações e otimizar os recursos. Em geral, estes equipamentos utilizam-se para manusear grandes cargas, reduzir erros, calcular custos e embalagens e facilitar o trabalho da equipa humana. 

Alguns exemplos de ferramentas deste tipo são: 

  • Equipamento pesado, monta-cargas, etc. 
  • Robôs móveis colaborativos
  • Balanças de pesagem inteligente
  • Equipamentos de seleção por voz, etiquetagem, etc. 
  • Robôs móveis colaborativos

4 chaves para melhorar o picking num armazém

Escolher a estratégia e o tipo de picking é muito importante para a otimização das tarefas de armazém. É necessário ter em conta o tamanho das instalações, a disponibilidade dos artigos, os horários e conhecimento do equipamento, a reposição, as distribuições, etc. Como tínhamos referido, irão variarem função da empresa e deverão adaptar-se às necessidades do produto. 

Não obstante, existe uma série de boas práticas que se mantêm inalteráveispara otimizar este processo de preparação de encomendas:  

Estabelecer objetivos de produtividade

Parar para planear, fixar metas e documentar deveria ser uma prioridade em todos os armazéns. Não só para alentar a equipa e preparar mais encomendas em menos tempo, mas também para otimizar processos e preparar os envios de forma que o cliente tenha consciência da dedicação e/ou preparação que existe por trás.

Otimizar a distribuição do armazém

Ordenar e adequar as instalações às necessidades do produto e da equipa é crucial. O armazém dever-se-á adaptar à chegada e saída do produto. 

Implementar práticas de seleção que evitem “passeios” desnecessários e interrupções poupará muito tempo. De acordo com alguns estudos, 60 % das horas produtivas das pessoas que trabalham em armazéns é perdido à procura de materiais.  

Procurar as ferramentas que se adequam às suas necessidades.

Associado ao conselho anterior, as empresas deveriam apostar em tecnologias e práticas que promovam a agilização do processo de encomendas. A este respeito, seria conveniente explorar as opções de automatização. Automatizar partes do processo de preparação de encomendas pode agilizar e melhorar a precisão do picking. O ROI excederá em muito o investimento inicial. 

Reduzir os erros.

Os erros de seleção deveriam ser considerados uma área crítica, uma vez que são repercutidos diretamente na satisfação do cliente. 

Documentar e comentar à equipa os erros de seleção possibilita uma melhoria constante.

O picking não só é uma tarefa que poupa tempo e dinheiro, mas é também determinante na experiência de compra dos colaboradores da sua empresa. Não hesite em contactar a Ebit se desejar automatizar tarefas de armazém e melhorar o seu picking, entre outras coisas.

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