Cadeia de abastecimento: como a tecnologia pode melhorar a cadeia de fornecimento

A importância das cadeias de abastecimento continua a aumentar, especialmente com o aumento da logística on-demand: as expectativas em torno de uma entrega precisa, rápida e fiável são muito altas, e o mínimo erro na entrega pode impedir uma potencial transação. 

Os avanços tecnológicos na indústria logística, que outrora pareciam surreais, estão a tornar-se realidade e a transformar o sector. 

Eis o que é a  logística e gestão da cadeia de abastecimento e quais os avanços que estão a conduzir à eficiência ao longo da cadeia de abastecimento e a dar poder aos retalhistas online.

5 aplicações de tecnologia na cadeia de abastecimento

Embora a tecnologia e a automação estejam envolvidas na logística e na gestão da cadeia de abastecimento há já algum tempo, o que em tempos parecia impossível está a tornar-se parte de uma nova realidade: desde os camiões com auto-condução até à inteligência artificial (IA).

Através de uma combinação de tecnologias como a IA, a aprendizagem da máquina e a análise preditiva, as marcas online podem automatizar as operações do armazém, melhorando os tempos de entrega, gerindo facilmente o inventário, otimizando a comunicação com terceiros e criando novas experiências de clientes que aumentam a satisfação e impulsionam as vendas.

Aqui estão as cinco principais tendências tecnológicas da cadeia de fornecimento.

1. Previsão da procura

A previsão da procura com a ajuda da tecnologia reduz os erros em cadeia em 30-50%.

O primeiro passo neste processo é a recolha de dados existentes, estruturados ou não, de ERPs, WMS, CRM, etc. ou a utilização de sistemas baseados na Internet das Coisas (IoT).

Os sistemas de previsão da procura fornecem uma visão antecipada do possível comportamento do mercado, baseado na análise de dados em tempo real, o que permite um planeamento eficiente de todas as operações (compras, produção, transporte, marketing, vendas, etc.) e minimiza os riscos. Eficiência, rentabilidade e qualidade de serviço são ganhos.

A gestão da cadeia de abastecimento é fundamental porque, por exemplo, se sabes que vais vender N unidades de uma determinada referência, X de outra e Y de uma terceira, é possível determinar a matéria-prima necessária, a produção, o stock necessário, podes otimizar frotas, adaptar campanhas de marketing, ajustar recursos humanos e até adaptar preços.

2. Melhorar as rotas logísticas, e gestão da cadeia de abastecimento

O desenvolvimento de camiões com auto-condução (atualmente em beta) está a ser apoiado por grandes investimentos na esperança de melhorar ainda mais a entrega nos últimos quilómetros.

No entanto, com grandes empresas a investirem milhares de milhões de dólares em veículos autónomos, ainda há anos de investigação, desenvolvimento e testes antes da tecnologia de auto-condução poder ser implementada em toda a indústria.

Hoje é possível aplicar a IA à seleção das rotas e viagens de transporte mais eficientes porque pode processar dados e organizar viagens. 

A IA também gere frotas de carga através da interpretação e incorporação de informação atualizada de tráfego nos sistemas locais. Com isto, o sistema mapeia as rotas mais convenientes para a entrega de diferentes bens e corrige os itinerários em tempo real no caso de quaisquer inconvenientes.

3. Automatização do armazenamento 

Os armazéns automatizados combinam dois sistemas fundamentais: a robótica aplicada ao armazém e o sistema de gestão. Juntos realizam uma logística que integra tanto os movimentos de transporte e armazenamento como a gestão das operações. Desta forma, a inteligência artificial ajuda a optimizar recursos e a corrigir movimentos no caso de variações nos fluxos.

4. Controlo de informação 

A automatização dos processos na cadeia de abastecimento, reforçada pela presença da inteligência artificial, abre a porta à manutenção do inventário em tempo real, à emissão de ordens de abastecimento instantâneas ou ao seguimento preciso das ordens, entre outros. 

A integração de dados e a melhoria dos sistemas de rastreabilidade permitem-nos responder à necessidade de conhecimento do utilizador. Por exemplo, a questão comum de onde se encontra o pacote adquirido numa loja de comércio eletrónico pode ser resolvida rápida e eficientemente com a implementação de chatbots equipados com inteligência artificial.

5. Gestão de risco 

Ao longo da cadeia há uma miríade de riscos que podem afetar a continuidade do negócio. Ferramentas baseadas na IA já estão a ser aplicadas em vários sectores, tais como o automóvel, aeroespacial e tecnológico, para tentar avaliar a resiliência de organizações e redes de centenas de fornecedores localizados em todo o mundo. 

Estas ferramentas baseadas na aprendizagem de máquinas e tecnologias de processamento de linguagem natural propõem soluções ágeis que reduzem ou eliminam os riscos.

Conclusão

Já podes ver que a aplicação de IA na gestão da cadeia de abastecimento é um gerador de criação de valor para as empresas através da melhoria da produtividade, melhor serviço ao cliente, melhores condições de trabalho para os empregados a todos os níveis da cadeia e emissões reduzidas.

Se queres saber mais sobre como implementar tecnologias na tua cadeia de fornecimento, não hesites em contactar-nos para mais informações.

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