Os últimos dois anos mostraram-nos que o digital não é uma moda, é uma forma de ligar pessoas, melhorar a rentabilidade do negócio e manter-se na frente da concorrência.
No novo artigo da Ebit, dizemos-lhe em que consiste um processo de transformação digital e de que forma tem impacto nas empresas portuguesas.
O que é a transformação digital?
Podemos definir transformação digital como “a mudança nos processos empresariais, relações e canais para proporcionar valor aos clientes”.
Um aspeto importante da transformação digital nas empresas é a utilização de ferramentas digitais. Mas, como veremos a seguir, não é o único. O seu objetivo final é ter um impacto positivo nas operações.
No entanto, os instrumentos não são suficientes, o que é essencial é a reestruturação dos processos.
Vantagens da transformação digital
A transformação digital tem muitos benefícios, não só facilitar a vida das empresas e daqueles que para elas trabalham.
As vantagens dos processos digitais incluem:
Aumento da satisfação do cliente
Em resultado da digitalização, o cliente percebe melhorias no serviço de atendimento ao cliente, tais como tempos de espera mais curtos para as encomendas.
Os canais de interação com a empresa aumentam, facilitando aos clientes a interação com a empresa.
Melhoria da tomada de decisões
As empresas que aplicam a transformação digital aos processos empresariais obtêm uma enorme quantidade de dados. Graças a estes dados, é possível detetar padrões e oportunidades de melhoria.
Em resultado, a tomada de decisões é mais fácil e mais precisa, sempre com base em dados.
Menos processos manuais
A automatização de processos na transformação digital das organizações pode abrir todo um mundo de possibilidades para o seu negócio. Estas são algumas das tarefas que pode automatizar:
- Recolha de dados de clientes
- Seguimento de encomendas
- Registos de entrada e saída
- Faturação
- Folha de pagamento
- Notificações via e-mail
- Criação de tickets de apoio técnico
Não perdendo de vista que não é apenas possível automatizar e digitalizar estas tarefas, o valor real é gerado quando se digitalizam processos inteiros, criando fluxos de trabalho que permitem realizar tarefas mais rapidamente e com menos erros.
Escalabilidade
Embora muitas empresas se tenham mantido tecnologicamente avançadas desde os anos 80, isto não significa que os seus processos são digitais. Em resultado disso, estes sistemas herdados podem ser um estrangulamento quando se trata de incorporar novas alternativas digitais.
Mais digitalização significa ser capaz de dimensionar processos, fluxos de trabalho e tarefas.
Transformação digital em Portugal
Se a transformação digital é tão boa, as empresas portuguesas já estarão todas digitalizadas, ou não?
Infelizmente, não é esse o caso. A pandemia do coronavírus tem sido um grande impulso para as empresas investirem mais recursos nestes processos, mas ainda não é o suficiente.
Portugal abaixo da média europeia
O último Índice de Digitalização da Economia e Sociedade (DESI, 2021) coloca Portugal em 16º lugar entre os 27 estados-membros.
Embora isto não seja a notícia da qual teríamos motivos para nos orgulharmos, vale a pena notar que o nosso país subiu dois lugares em relação ao ano passado, do 18º para o 16º lugar.
A média europeia é de 15, com Portugal ligeiramente abaixo. Este índice mede o desempenho digital dos países da UE com base em cinco dimensões: conectividade, capital humano, utilização de serviços de Internet, integração de tecnologias digitais e serviços públicos digitalizados.
Em termos de capital humano, Portugal registou um aumento significativo da percentagem de especialistas em TI, aproximando-se da média da UE.
Em termos de conectividade, Portugal tem um bom desempenho em termos de cobertura VHCN (capacidade de rede muito elevada) e banda larga rápida.
A situação das empresas portuguesas na transformação digital
A percentagem de empresas portuguesas com, pelo menos, um nível básico de transformação digital é de 51%. A média da UE é de 60%, o que indica uma grande margem para melhorias.
No entanto, em termos de utilização das TI na sustentabilidade, PME que vendem online e utilização de inteligência artificial, Portugal tem um desempenho superior à média da UE.
Vale ainda a pena notar que o número de empresas que utilizam serviços na nuvem aumentou em comparação com o ano passado.
Portugal está entre os líderes da UE em termos de serviços públicos digitais, uma vez que a transição digital é uma das principais bandeiras do atual governo.
Portugal tem uma Secretaria de Estado específica destinada a coordenar esta transformação em todo o país, que juntamente com o Plano de Acão para a Transição Digital, criado em março de 2020, está a trabalhar para tornar este projeto uma realidade.
Como sem dúvida saberá, este plano está dividido em três pilares principais com 12 objetivos.
O primeiro pilar visa capacitar as pessoas digitalmente, através da educação, requalificação e inclusão digital.
O segundo pilar refere-se à transformação digital das empresas, impulsionando o empreendedorismo, centrando-se na transformação das PME e na transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos para a economia.
Finalmente, o terceiro pilar, que visa a digitalização da administração pública, centra-se na criação de serviços públicos digitais, na promoção de uma administração pública ágil e na conectividade dos serviços regionais e centrais.
A transformação digital das empresas portuguesas é já um caminho pronto para ser percorrido, no qual se destacarão aqueles que primeiro lançarem as bases para um crescimento digital sustentado e focalizado..
Se quiser iniciar esta transformação digital com o pé direito, não hesite em contactar-nos.