Rastreabilidade do produto: o que é e porque é que é benéfico num ambiente industrializado?

A rastreabilidade do produto permite rastrear um produto ou as suas partes componentes através da cadeia de fornecimento. É um processo que começa com as matérias-primas até à entrega final. Em algumas indústrias, tais como a farmacêutica ou a alimentar, a rastreabilidade é obrigatória. E em todas as empresas traz inúmeros benefícios, como te vamos dizer neste artigo. 

Importância da rastreabilidade total

O que acontece no caso de ter de retirar unidades da venda, ou produtos que já estão em circulação? Este é um cenário em que a rastreabilidade se torna indispensável. 

A responsabilidade pela qualidade do artigo que fabricaste vai desde o início até à sua entrega ao comprador. Por outras palavras, se assegurares que o teu produto chega ao teu cliente em boas condições, deves ser responsável pelo processo de produção e distribuição. 

Rastreabilidade do produto: o que é

Tipos de rastreabilidade

Como explicamos acima, existem múltiplos benefícios na rastreabilidade dos teus produtos. Por outras palavras, é importante ter um registo do que acontece desde o processo de produção até à entrega. Vamos agora dizer-te que tipos de rastreabilidade são mais utilizadas habitualmente. 

1. Tipo de rastreabilidade para cima ou para a frente

Este sistema de rastreabilidade do produto refere-se à informação de todos os bens que saem da empresa e do que está em processo de entrega ao destinatário. É uma forma de conhecer o lote de origem, o armazém de partida, e os dados do destinatário e outros detalhes importantes. 

Um exemplo do tipo de rastreabilidade de baixo para cima é implementado pela Transytec. Esta empresa desenvolve soluções de entrega premium para produtos bancários, e para melhorar os seus processos começou a utilizar a plataforma Beetrack para optimizar a sua rastreabilidade a prazo, permitindo-lhe ter controlo em tempo real das suas entregas, obtendo também todas as imagens e informação digitalizada associada a estas entregas.

2. Tipo de rastreabilidade a jusante 

O tipo de rastreabilidade de cima para baixo ou “para trás” é responsável por identificar todas as matérias-primas ou produtos que chegam à empresa, juntamente com a informação do fornecedor. A rastreabilidade nesta fase é crucial para se ter um histórico completo dos bens desde a sua origem.

Um exemplo do tipo de rastreabilidade a jusante é aquela executada pela Amazon através do seu sistema chamado Transparência, que lhe permite proteger as marcas da contrafacção de produtos, garantindo assim a autenticidade dos seus fornecedores. 

Este sistema de seguimento funciona com um código que é registado em cada produto; a Amazon digitaliza este código para garantir que os produtos enviados são genuínos. 

3. Tipo de rastreabilidade interna

Entre os tipos de rastreabilidade existentes, a rastreabilidade interna é a que permite rastrear os bens dentro da empresa. A sua função é registar informação sobre todos os processos internos pelos quais o produto passa, desde o seu manuseamento, maquinaria implementada, temperatura, lote, entre outros dados relevantes. 

Um exemplo do tipo de rastreabilidade interna é a que a BMW executa em cada uma das suas partes. Depois de os marcar com um laser especial, eles são identificados com uma identificação que permanecerá com eles ao longo da cadeia de fornecimento. 

A informação de cada fase da produção é adicionada a esta identificação para manter a rastreabilidade interna em todos os momentos. Isto permite aos especialistas identificar erros e oportunidades para melhorar os processos.

Como gerir a rastreabilidade de um produto? 

Aqui estão algumas ideias para te ajudar a gerir a rastreabilidade de um produto de uma forma fácil. Mas antes de partilhar uma ferramenta, vale a pena ver alguns conceitos básicos. 

Lotes de produção de codificação

Antes de começar a criar um registo, é essencial agrupar os produtos em lotes. 

Cada lote terá um certo tamanho e características. Existem regras para calcular os tamanhos dos lotes, onde muitas variáveis podem ser incluídas.

Estes lotes dependerão do produto fabricado, do seu prazo de validade, da tua capacidade e até do teu modelo de negócio.

O lote é normalmente composto por uma série de números que o identificam: por exemplo, podemos atribuir a um lote o código 201709301030P03M47 onde: 2017 seria o ano de produção. 09 é que foi produzido no mês de Setembro. 30 é o 30º dia desse mês.

Criar um sistema de registo

Uma vez definidos os teus lotes, precisas de criar um sistema para os registar e acompanhar o seu progresso através da cadeia de fornecimento.

Isto pode ser uma folha de cálculo Excel, uma ferramenta de gestão de lotes ou um software de rastreabilidade de produtos que também cobre outros aspectos da distribuição, como o SAP Business One.

A folha Excel é útil, mas tem a desvantagem de que os dados podem ser modificados e é mais suscetível a erros do que a rastreabilidade.  Iremos contar-te mais sobre isto a seguir.

Que dificuldades tens com uma folha de Excel?

Se estiveres na indústria de produção, terás de recolher dados sobre peças específicas, tais como materiais, componentes e peças, identificá-las com códigos de barras, e registá-las no teu sistema. Os produtos do mesmo lote são considerados da mesma qualidade.

Como podes ver, fazer todas estas tarefas com uma folha Excel pode ser complicado, por isso faz sempre mais sentido deixar que um sistema de confiança te ajude.

SAP Business One, juntamente com uma implementação bem sucedida que resolveu todos os problemas dos nossos clientes, foi a solução de eleição para uma empresa do sector avícola que queria rastrear os seus produtos.

Conclusão

Podemos agora dizer que a rastreabilidade não é apenas uma opção dentro de uma empresa, mas é também necessária para certas indústrias. 

Em todos os casos, a rastreabilidade é importante para garantir transparência, controlo de qualidade, facilitar a eficiência na cadeia de fornecimento e planear os processos de produção, entre outros aspectos. 

Se quiseres controlar a rastreabilidade dos teus produtos, contacta-nos e aconselhar-te-emos sobre a melhor forma de a implementar na tua empresa.

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