O papel dos pequenos produtores na cadeia de valor é uma realidade que deve ser tida em conta, especialmente se se tiver um negócio agrícola ou alimentar.
Sabe porquê? Porque para que um produto agrícola chegue à mesa do consumidor, precisa de percorrer um longo caminho: isto é conhecido como a cadeia de valor. Por exemplo, o cacau recém-colhido não teria interesse para o consumidor final se não sofresse toda uma transformação: é um fruto grande com sementes esbranquiçadas que não são palatáveis.
Num outro artigo dissemos-lhe como a tecnologia pode melhorar a cadeia de abastecimento. Neste artigo falamos sobre o papel dos pequenos produtores e como se pode fazer uma cadeia de valor.
Pequenos produtores na agricultura: porque são tão importantes
Na agricultura, este sistema é composto por uma série de actores envolvidos na transformação do produto agrícola. Para simplificar o conceito, é suficiente dizer que uma cadeia de valor começa com a produção, que depois é comercializada e consumida. Em cada fase, o valor é acrescentado ao produto.
Vários agentes estão envolvidos nesta cadeia: assistentes técnicos, seguros agrícolas, investigadores, comerciantes, nutricionistas, químicos alimentares, bem como inputs, locais e assim por diante.
Continuando com o exemplo do cacau, recordemos que este vem principalmente de África e produzido principalmente por pequenos agricultores que não pertencem a nenhuma organização. Uma vez colhido, é comprado por empresas (uma ou mais, locais ou internacionais) que podem passar por todas as fases, desde a secagem do feijão e torrefacção, até à moagem, processamento do produto, concepção de uma embalagem, comercialização, e finalmente distribuição do mesmo como chocolate.
Para poder ser comprado, esse grão de cacau teve de sofrer uma transformação. O pequeno produtor precisa do apoio da cadeia de valor para fixar o preço do seu insumo. Sem consumo, o seu produto poderia ser cotado fora do mercado.
Embora os pequenos produtores estejam no início deste processo, suportam os riscos da produção (pragas, doenças, inundações). Em geral, o seu nível de vida, especialmente no México e em países subdesenvolvidos, é frequentemente precário, uma vez que estão desarticulados na cadeia de valor.
Há ainda algum caminho a percorrer para melhorar as relações entre os pequenos produtores e o resto da cadeia de valor. A fim de integrar os pequenos produtores na cadeia de valor, o papel dos pequenos produtores precisa de ser apreciado e o valor dos alimentos que produzem precisa de ser reconhecido pelos actores envolvidos no processo, o consumidor e a sociedade em geral.
Como aumentar a competitividade dos pequenos produtores?
Os quatro pilares fundamentais para aumentar a competitividade dos pequenos agricultores são detalhados abaixo:
- Acesso ao mercado: A maioria dos pequenos e médios produtores não tem os contactos necessários para estabelecer relações com potenciais compradores. Isto pode ser devido a restrições geográficas, culturais ou mesmo educacionais, entre outras.
- Formação: Embora a grande maioria dos pequenos e médios produtores tenha trabalhado na agricultura ao longo da sua vida, a formação técnica é essencial para satisfazer as novas exigências dos mercados nacionais e internacionais. Assim, melhorar tanto a produtividade como a qualidade do produto de acordo com as certificações e normas é um requisito para participar nas cadeias de valor.
- Colaboração: Para que os pequenos e médios produtores possam competir nos mercados nacionais e internacionais, precisam de alcançar economias de escala. Para isso, a colaboração e coordenação entre produtores é indispensável, pois não só contribui para a competitividade, como também facilita o intercâmbio de ideias para resolver problemas comuns, reduzir assimetrias de informação e construir o capital social necessário para capacitar os produtores.
- Financiamento: A entrada de pequenos e médios produtores na cadeia de valor requer investimento. Ou seja, despesas em infra-estruturas, pagamento de certificações e equipamentos como sistemas de irrigação, estufas ou sistemas de armazenagem frigorífica. Em Portugal existem possibilidades de financiamento para pequenos produtores de que pode não ter conhecimento.
As cadeias de valor agrícola são compostas por produtores, compradores e transformadores de alimentos com canais complexos de distribuição e logística para o fornecimento de alimentos a mercados, retalhistas e supermercados. No entanto, em comparação com outros actores da cadeia, os pequenos produtores recebem baixos retornos ou são deixados de fora ao frio.
Como fazer uma cadeia de valor?
Para construir a cadeia de valor, devem ser revistos 2 níveis: o nível associado às actividades primárias, que são as que aumentam o valor, e o nível associado às actividades de apoio, que são as que fornecem capacidades de gestão.
Passemos em revista as áreas em que as actividades primárias estão divididas.
Logística interna
Este processo da cadeia de valor é composto pelas actividades de recepção; se estamos a falar de empresas de fabrico, trata-se de receber inputs e matérias-primas, armazenagem, inventários, cadeia de fornecimento, etc.
No caso de uma empresa de serviços, estamos a falar da logística de entrada para poder gerar o serviço.
Para determinar estas entradas, deve fazer a si próprio 2 perguntas-chave:
- Que informação é necessária para gerar o serviço?
- O que é feito para gerar o serviç
Se estiver interessado neste sector, recomendamos o nosso artigo sobre logistica 4.0
Operações
Composto pelo processo de transformação para a geração do produto final. No caso de empresas de serviços, refere-se à transformação da informação capturada do cliente para a geração do serviço contratado.
Logística externa ou de saída
Representa a distribuição ou entrega do produto final no mercado; quanto mais eficaz, ágil e melhor controlado pelo risco, maior é a probabilidade de colocação no mercado.
Para uma empresa de serviços, refere-se à forma como o serviço é prestado ou entregue ao mercado alvo e ao cliente final.
Marketing e vendas
Esta área integra actividades comerciais, colocação de produtos/serviços no mercado, estratégias comerciais, etc.
Analisar este processo é responder à pergunta, como vendemos para o mercado-alvo? Lembre-se que quanto maior for a diferenciação, maior será o posicionamento.
Serviços complementares
Tem a ver com o serviço ao cliente após a venda, para conseguir mais lealdade e uma melhor reputação.
IT
Envolve aspectos tais como a digitalização, o desenvolvimento tecnológico, etc. Quanto mais rápida for a velocidade de comunicação, mais eficientes serão os processos.
Recursos humanos
Esta área envolve formação técnica e suave, desenvolvimento de áreas transversais, aumento da felicidade no trabalho e reforço do trabalho como cliente interno da empresa.
Conclusão
Os mercados neste sector tendem a desenvolver-se em estruturas que sistematicamente excluem os pequenos agricultores. O resultado imediato disto é a persistência de elevados níveis de pobreza nas zonas rurais, bem como de mercados não competitivos onde os grandes elos da cadeia captam grande parte dos lucros finais.
Se é um pequeno produtor, não hesite em perguntar-nos como impulsionar a sua cadeia de valor. Com pequenas mudanças estratégicas, pode alcançar resultados notáveis.