As cervejeiras artesanais estão em plena expansão. Cerca de três vezes mais cervejeiras estão a abrir para substituir as que fecharam, de acordo com os relatórios de tendências. Mas o que isso tem a ver com o marketing de cervejas?
No contexto da transformação digital dos negócios, e com o panorama da indústria da cerveja a tornar-se cada vez mais popular e competitivo, o marketing é uma forma comprovada de fazer sobressair a sua cervejeira. Estas 6 dicas vão ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de marketing para a sua cervejeira artesanal, independentemente do seu orçamento.
Os consumidores de cerveja artesanal seguem as marcas nas redes sociais porque querem manter-se a par das últimas notícias sobre produtos e eventos e ter um vislumbre da cultura por detrás da cerveja. Se publicar apenas fotografias da sua última variedade de lata ou horário de abertura, não está a tirar partido de todo o potencial dos meios de comunicação social.
Torne a sua marca de cerveja visível nas redes sociais
Basta pensar que um em cada três consumidores de cerveja artesanal em Portugal tem menos de 35 anos. Isto é fundamental para compreender que tipo de mensagem deve enviar ao seu público.
Claro que a sua cerveja é deliciosa e refrescante, mas qual é o seu processo para nomear uma nova? Como é o seu espaço cervejeiro? Quem são as pessoas que trabalham criativamente nos bastidores? As suas redes sociais são um óptimo local para mostrar tudo isto e, claro, manter-se fiel à estética de marca da sua empresa.
Pense em organizar um concurso e interagir com os seus leais seguidores. Se tiver um pouco de orçamento, transforme alguns desses postos de alto desempenho em anúncios sociais específicos para atrair novos adeptos.
Parceria com empresas locais
Num outro artigo falámos-lhe das vantagens de utilizar ferramentas de gestão empresarial, tais como joint-ventures, para optimizar os resultados. Na sequência dessa ideia, a palavra de boca em boca é uma das ferramentas de marketing mais eficazes. Para o marketing de Cerveja, Expanda o seu alcance orgânico através de parcerias com restaurantes e empresas locais. Mesmo que uma empresa local não opte por vender a sua cerveja no seu estabelecimento, pode ser benéfico colaborar em eventos ou angariações de fundos. Considere doar cerveja ou oferecer um desconto para aumentar a notoriedade da sua marca.
Se também organizar eventos na sua cervejaria, pode considerar uma parceria com fornecedores locais para criar um programa de fornecedores preferenciais. Desta forma, pode recomendar estas empresas aos clientes para um evento no seu local e vice-versa.
Participe activamente na sua comunidade
É provável que a sua cidade tenha muitos eventos comunitários a decorrer num dado fim-de-semana, seja um festival ao ar livre, um parque semanal de camiões de comida, ou algo entre eles. Verifique o seu jornal local, o calendário da Câmara de Comércio, ou o quadro de avisos na sua cafetaria local para ver que eventos estão a surgir.
Pode acrescentar uma nota sobre estas datas no seu calendário de eventos Tripleseat para que a equipa esteja ciente das mesmas. Depois contacte os coordenadores e descubra se eles ainda precisam de fornecedores ou patrocinadores. Mesmo que seja demasiado tarde para participar, pode manter estes eventos anuais no seu radar para se certificar de que terá uma cabine, barril ou refrigerador na próxima vez.
Concentre-se no que o torna único
O segredo do sucesso quando existem muitas cervejeiras artesanais é garantir que a sua marca se destaca. Trabalha com artistas locais no design de rótulos ou usa um ingrediente invulgar para a sua cerveja de Verão? Utilize-a em seu proveito.
Também pode usar a sua cultura para se diferenciar. As pessoas adoram marcas que mostram o seu lado humano. Pense no caminho que tomou para criar a sua cervejaria artesanal. É quase impossível que o caminho tenha sido idêntico ao de outra pessoa a cada passo do caminho. Isso torna-o único, e vale a pena promover.
Considerar a organização de eventos
É provável que, se organizar visitas a cervejeiras, também possa organizar eventos ao vivo. Mesmo uma noite temática, tal como uma noite semanal onde os clientes podem trazer os seus cães, pode ajudar a gerar uma boa agitação. Dê uma vista de olhos ao seu espaço. Se tem uma área propícia a uma reunião, mesmo pequena, é uma grande oportunidade de se promover também como local de eventos. Tem um pátio com um relvado ao ar livre ou espaço suficiente para algumas mesas e cadeiras altas? Ainda melhor.
Se a ideia de lançar um programa de eventos parecer esmagadora, não desespere. Aderir a um directório online – como o EventUp – é uma das formas mais benéficas de colocar a sua cervejaria à frente de novos clientes à procura de um espaço não tradicional. Basta criar um perfil do local, adicionar as suas fotos, detalhes e menus de amostra, e preparar a sua equipa para responder rapidamente a potenciais clientes. Pode mesmo ir um passo mais longe, criando e enviando um simples pacote informativo de eventos.
Sublinhe o que torna a sua cervejaria artesanal apelativa
As marcas de cerveja com as estratégias de marketing mais eficazes não se levam demasiado a sério. Afinal, a cerveja deve ser associada a divertir-se: relaxar, rir e estar com pessoas de quem se gosta.
Não tenha medo de ser criativo. Reposte (com permissão) uma foto etiquetada que alguém afixou da sua última cerveja com um cão num pátio ensolarado. Tire uma foto de alguém que aprecia uma das suas bebidas na praia – é um daqueles feriados gastronómicos, como o Dia Nacional dos Gelados? Publique no Facebook quão bem os seus pares de café com uma bola de Rocky Road com uma grande fotografia, claro.
Agora já sabe que ferramentas de marketing pode utilizar para o seu negócio de cerveja artesanal. Convidamo-lo a ler um estudo de caso de uma cervejeira que utilizou o SAP Business One para gerir o seu negócio, e convidamo-lo a contactar-nos se tiver alguma dúvida.