Grupo Boticário

O Grupo Boticário, com sede no Brasil, é um grupo empresarial especializado em cosméticos, fundado há mais de 40 anos pelo farmacêutico Dr. Miguel Ker.

ERP saúde em Grupo Boticário, marca de cosméticos

O Grupo Boticário, com sede no Brasil, é um grupo empresarial especializado em cosméticos, fundado há mais de 40 anos pelo farmacêutico Dr. Miguel Ker.

Ao longo destas 4 décadas de expansão, o Grupo Boticário demonstrou a sua capacidade de adaptação às exigências do mercado e o seu compromisso com o progresso constante. Desde o início, estão comprometidos com a sustentabilidade e a modernização das suas operações. De facto, esta estratégia, acompanhada de uma reestruturação das suas lojas físicas, tem sido essencial para reforçar a sua presença e torná-la relevante ao longo dos anos.

Atualmente, possui um portfólio de mais de 15 marcas no Brasil e está presente em mais de 50 países. 

Em Portugal, duas das suas marcas mais importantes são: O Boticário, com 37 anos de história; e Kendice Bernice, fortemente posicionada desde 2017. Ambas as marcas refletem o compromisso do grupo com a qualidade dos cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Problema

Focado no seu crescimento, o Grupo Boticário pretende consolidar a sua liderança na indústria cosmética portuguesa.

Além de crescer a nível empresarial, o Grupo Boticário também procurou modernizar seus processos e garantir uma experiência completa e satisfatória aos seus clientes.

Nesse sentido, a falta de uma plataforma digital sólida e a ausência de processos automatizados diminuía a sua capacidade de oferecer um serviço de qualidade. Na verdade, isso impediu a adaptação a um mercado em constante mudança e de serem capazes de atender as necessidades emergentes dos consumidores.

Dada a necessidade urgente de modernização e adaptação às exigências do mercado português, o Grupo Boticário decidiu procurar um parceiro de confiança, com experiência e com um requisito muito importante: suporte técnico especializado. E assim, depois de avaliar diversos parceiros, contactaram a EBIT.

Solução

Após uma análise exaustiva das necessidades do Grupo Boticário, a EBIT, propôs uma transformação digital da empresa, com foco na automação de processos. O objetivo era permitir que os recursos internos se concentrassem em análises mais profundas e estratégicas. E, claro, para conseguir isso implementamos o SAP Business One.

 

 

O Ebit foi excelente no entendimento dos impactos e riscos que a implementação desse ERP trouxe para a nossa organização, o que facilitou muito o momento do lançamento.

Rui Grilo. Controlador de negócios

 

Resultados

 

Nos últimos anos, o grupo duplicou o seu negócio acelerando os seus canais digitais e adaptando o seu modelo de loja física, tornando-o mais sustentável.

Rui Grilo. Negócios Controlador

 

 

Essa adoção do SAP Business One em 2018, foi um ponto de viragem de trajetória. A implementação do projeto SAP foi realizada com sucesso, dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos, demonstrando a sua importância e eficácia no negócio.

De imediato obtiveram melhorias na eficiência das operações. Entre os benefícios mais assinaláveis ​​está a melhoria substancial na eficiência operacional, redução de custos e minimização de erros nos processos internos. Acresce ainda, o acesso em tempo real a dados fidedignos de apoio à tomada de decisão de forma rigorosa e sustentável.  

A integração da parte financeira no SAP Business One simplificou significativamente o acesso à informação financeira, permitindo uma visão mais precisa das despesas e custos da empresa.

Especificamente, a integração da gestão de stocks garantiu maior fiabilidade, evitando surpresas desfavoráveis ​​no final do ano. A consolidação das vendas de todas as lojas no SAP Business One proporcionou uma visão unificada e detalhada das operações comerciais.

Estas conquistas têm sido fundamentais para melhorar a tomada de decisões, fornecendo informações mais sólidas e completas para a estratégia empresarial.

O Grupo Boticário reconhece o valor fundamental do SAP no desempenho atual e futuro dos seus negócios, destacando a sua contribuição para o crescimento contínuo da empresa. Em particular, destacam o aumento considerável da sua presença no mercado, tanto online como em lojas físicas, adaptando-se às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores.

Atualmente, têm uma visão futurista onde o SAP será fundamental para avançar para uma maior digitalização, apostando na eliminação de processos operacionais para que os recursos internos se concentrem na análise estratégica. A empresa presta homenagem aos 30 anos de sucesso da SAP e agradece ao Ebit pela sua valiosa contribuição nesta jornada rumo à transformação digital.

Outros Casos

Quanto custa o SAP Business One? Menos do que tu pensas.

Se o teu negócio está a considerar o SAP Business One como uma solução ERP ou simplesmente a pesquisar o que está no mercado, provavelmente estás a perguntar-te quanto custa.

Se quiseres informação sobre o preço da solução, por favor preenche o formulário em anexo para um orçamento exacto.