Já paraste para pensar em quantas tarefas repetitivas fazes todos os dias? O que aconteceria se as delegasses a um software de gestão? Se estiveres interessado na resposta, provavelmente vais querer saber o que é a RPA.
RPA (Robotic Process Automation) refere-se à tecnologia de software que emula as ações humanas quando interage com sistemas digitais.
Por exemplo, os robôs de software são capazes de compreender o que está num ecrã, carregar nas teclas apropriadas, navegar nos sistemas, identificar e extrair dados, e executar uma vasta gama de acções definidas.
A novidade é que o software pode fazer isto mais rapidamente e de forma mais consistente, e sem a necessidade de te levantares e te esticares ou fazeres uma pausa para o café. Mas isso não é tudo. Também facilitam o teu trabalho diário, poupando tempo e reduzindo a possibilidade de erros, entre outras vantagens.
Neste artigo irás aprender o básico sobre o assunto, incluindo os seus benefícios, aplicações de negócio e algumas ideias de para onde esta disciplina irá nos próximos anos.
O que é a RPA e como é útil?
Como te dissemos no início deste artigo, a automação do processo robótico é usada para imitar o trabalho dos humanos.
É a alternativa perfeita para realizar todas aquelas tarefas que fazes todos os dias que não requerem que uma pessoa faça: extrair dados, introduzir dados, colar dados, preencher formulários ou preencher milhares de caixas em folhas de cálculo.
Veremos como se aplica a diferentes sectores de negócio e que tarefas podem e não podem ser automatizadas.

Onde podes usar a RPA?
A necessidade de sistematizar processos e tarefas é proporcional ao crescimento da tua empresa. O objetivo é unificar tarefas e responsabilidades e, para isso, as empresas precisam de regras claras e processos homogéneos.
Não é possível adoptar RPA para cada tarefa. Por exemplo, todas as tarefas que requerem criatividade ou um fluxo de processo aberto, como o brainstorming, não são algo que possa ser automatizado.
Então, em que sectores de negócio é aplicável? Veremos dentro de momentos.
RPA e cuidados de saúde
Por muito comum que pareça, o advento da COVID-19 tem sido um dos maiores desafios para a gestão da informação nos sistemas de saúde. A vida de milhões de pessoas pode depender da sua eficácia.
A automatização robótica dos processos ajuda a racionalizar a informação, por exemplo, na gestão de receitas médicas, reclamações de seguros e ciclos de pagamento. O resultado é claro: menos erros e uma melhor experiência do paciente.
Neste caso, existem tarefas que não podem ser automatizadas, tais como o diagnóstico, cuidados pessoais do paciente ou reclamações que requerem uma análise de dados detalhada.
RPA em serviços financeiros
O sector bancário foi um dos primeiros a automatizar tarefas: a riqueza de tarefas repetitivas envolvidas na contabilidade torna mais fácil a automatização.
A RPA tornou-se uma ferramenta poderosa e eficaz para os bancos manterem a sua vantagem competitiva na corrida para a transformação digital. Por exemplo, é amplamente utilizado hoje em dia para efetuar verificações e operações como reconciliação bancária, relatórios e tarefas de conformidade.
RPA em seguros
No campo dos seguros, a RPA é útil para gerir tarefas como a recolha de informação de clientes, extracção de dados sobre reclamações, realização de verificações de antecedentes, gestão de apólices, etc.
RPA no retalho
O retalho enfrenta grandes desafios, um dos maiores dos quais é manter um grande volume de inventário para que o produto esteja disponível a pedido.
Fornecer um serviço e apoio rápido e eficiente aos clientes através dos canais (e-mail ou consultas nas redes sociais), acompanhamento de encomendas, subscrições, pagamentos e tratamento de reclamações, por exemplo, é fundamental nesta indústria. Além disso, a automatização de processos robóticos é de grande utilidade na gestão automatizada de encomendas.
Que benefícios traz a automação robótica aos processos?
Até agora discutimos o que é a RPA e em que setores e tarefas ela é útil. Vejamos agora outros benefícios de a adotar em empresas.
Evita erros
A precisão é o ingrediente chave para que o processamento de informação seja verdadeiramente útil. Caso contrário, os erros podem desperdiçar esforço e tempo de processamento.
A informação exacta leva a uma melhor experiência e a uma menor rotatividade dos clientes. Tem em mente que em algumas indústrias, como a banca ou o comércio eletrónico, o imediatismo é um padrão do qual ninguém quer desistir.
Ganhos em agilidade
Um robô é capaz de processar informação ou lidar com uma reclamação num tempo que poderias gastar noutras tarefas, e fá-lo rapidamente e sem erros. Desta forma, as tuas hipóteses de escalabilidade são multiplicadas. Graças à automação, podes ir mais longe em menos tempo.
Toma decisões com base em análises
Basear as tuas decisões em dados fiáveis e mensuráveis é fundamental. Graças à automação de processos robóticos ou RPA, podes gerar automaticamente relatórios detalhados que de outra forma seriam difíceis de obter.
A tomada de decisões é facilitada por um diagnóstico da realidade, com métricas reais que te permitem medir tudo, desde o desempenho dos teus empregados até aos prazos de entrega de uma encomenda.
Queres saber como o SAP Business One aplica a automatização de processos robóticos nas empresas? Basta contactar-nos e nós podemos ajudar.