Quando pensamos no conceito de rastreabilidade, vem-nos à mente o setor da alimentação, onde a monitorização dos produtos pode evitar problemas de saúde pública, ou o setor farmacêutico, onde situações perigosas podem ser evitadas.
No entanto, além destes dois setores óbvios, a rastreabilidade contribui para otimizar o processo produtivo, melhorar e garantir a qualidade e gerar confiança nos clientes.
Pense desta forma: a rastreabilidade ajuda-o(a), mas também ajuda os consumidores a conhecer a origem dos produtos, o que é uma preocupação cada vez mais premente para inúmeras pessoas.
O que é e para que serve a rastreabilidade?
A rastreabilidade é o conjunto de procedimentos e ferramentas que torna possível conhecer toda a trajetória de um produto ao longo da cadeia de fornecimento.
O significado de rastreabilidade faz referência a cada peça, material e produto, que fica convenientemente registado, junto às informações relativas.
Os sistemas de rastreabilidade podem fazer uma monitorização desde a sua origem até ao final da cadeia.
Em alguns setores, a implementação da rastreabilidade é algo necessário, como no setor alimentar. De certeza que se lembra da crise das vacas loucas nos anos 80 e 90. Desde então, foi implementada obrigatoriamente em virtude de muitos regulamentos europeus e internacionais.
Em outros setores como, por exemplo, o automóvel ou o farmacêutico, também é obrigatório por motivos óbvios.
Nos restantes setores, não é um requisito obrigatório, ainda que possa trazer muitos benefícios, como veremos ao longo deste artigo.
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Tipos de rastreabilidade de um produto
Existem três tipos de rastreabilidade de acordo com as informações necessárias para a monitorização de cada produto. Não são modelos excludentes em absoluto. Em determinados casos será necessária a implementação dos três tipos de rastreabilidade para um mesmo produto.
- A rastreabilidade descendente ou para trás. Esta rastreabilidade permite identificar a origem das matérias-primas e as informações relativas aos fornecedores. Não dispor de sistemas de rastreabilidade descendente fará com que seja impossível reconstruir o ciclo de produção, desde a origem da mercadoria.
- A rastreabilidade ascendente ou para a frente. Neste caso, o objetivo é conseguir a monitorização do produto desde a sua saída de fábrica, até que o consumidor o adquira. Entre as informações recolhidas contam-se dados como, por exemplo, o armazém de saída, o local de destino, o fornecedor que o transfere e inclusivamente o dia e a hora em que o consumidor os adquire, em alguns casos.
- A rastreabilidade interna. Por último, a rastreabilidade interna torna possível a monitorização do produto durante o processo de produção. Por exemplo, numa unidade, podemos localizar a maquinaria utilizada para a sua produção, os operários que participaram em cada fase, o tempo dedicado nos processos e muitos outros dados.
![rastreabilidade de produtos](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_829,h_552/https://ebit.pt/wp-content/uploads/2022/08/pexels-rodnae-productions-73631961.jpg)
Benefícios da rastreabilidade
Agora que conhece todas as informações que lhe podem proporcionar a rastreabilidade de um produto, vamos passar a contar-lhe os benefícios que pode obter da sua implementação na sua empresa de produção.
Capacidade de reação
O mundo atual move-se rapidamente e a capacidade de rastrear um problema e criar uma solução é fundamental.
Além dos efeitos que pode ter no consumidor final, é importante assinalar que, com frequência, é lembrada a capacidade de reação do fabricante para efeitos de reputação da marca.
Agilidade nas operações
Muitas PME têm claro que a agilidade é chave para fazer frente aos desafios da digitalização, mas continuam a focar-se em processos manuais pouco eficientes, como a monitorização dos produtos ou a recolha manual das informações necessárias para tarefas de cumprimento.
A tecnologia pode ajudar a que o seu negócio seja mais ágil nas operações. Os custos diretos de reembolsos aos clientes, a solução de problemas e a produção de produtos para substituir, reduzem as suas margens.
Com processos de rastreabilidade em tempo real, pode certificar-se de que mitiga os custos relacionados com a rastreabilidade e abordar qualquer problema desde o início.
Melhora a confiança do cliente
Gerir a rastreabilidade de forma eficaz na sua empresa é uma forma de transmitir aos seus clientes que leva a sério as suas operações e o compromisso que tem com eles.
Além disso, permitirá que se destaque da concorrência e poderá utilizar esta vantagem como argumento de venda perante fornecedores, investidores e potenciais clientes.
A rastreabilidade não é apenas um seguro de vida quando surgem problemas. É uma forma de ser transparente com o cliente, oferecendo-lhe todas as informações sobre a origem e o processo de fabrico dos produtos que comercializa.
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