Rastreabilidade de produtos: o que é e benefícios

Quando pensamos no conceito de rastreabilidade, vem-nos à mente o setor da alimentação, onde a monitorização dos produtos pode evitar problemas de saúde pública, ou o setor farmacêutico, onde situações perigosas podem ser evitadas.

No entanto, além destes dois setores óbvios, a rastreabilidade contribui para otimizar o processo produtivo, melhorar e garantir a qualidade e gerar confiança nos clientes.

Pense desta forma: a rastreabilidade ajuda-o(a), mas também ajuda os consumidores a conhecer a origem dos produtos, o que é uma preocupação cada vez mais premente para inúmeras pessoas.

O que é e para que serve a rastreabilidade?

A rastreabilidade é o conjunto de procedimentos e ferramentas que torna possível conhecer toda a trajetória de um produto ao longo da cadeia de fornecimento.

O significado de rastreabilidade faz referência a cada peça, material e produto, que fica convenientemente registado, junto às informações relativas.

Os sistemas de rastreabilidade podem fazer uma monitorização desde a sua origem até ao final da cadeia.

Em alguns setores, a implementação da rastreabilidade é algo necessário, como no setor alimentar. De certeza que se lembra da crise das vacas loucas nos anos 80 e 90. Desde então, foi implementada obrigatoriamente em virtude de muitos regulamentos europeus e internacionais.

Em outros setores como, por exemplo, o automóvel ou o farmacêutico, também é obrigatório por motivos óbvios. 

Nos restantes setores, não é um requisito obrigatório, ainda que possa trazer muitos benefícios, como veremos ao longo deste artigo. 

Tipos de rastreabilidade de um produto

Existem três tipos de rastreabilidade de acordo com as informações necessárias para a monitorização de cada produto. Não são modelos excludentes em absoluto. Em determinados casos será necessária a implementação dos três tipos de rastreabilidade para um mesmo produto. 

  • A rastreabilidade descendente ou para trás. Esta rastreabilidade permite identificar a origem das matérias-primas e as informações relativas aos fornecedores. Não dispor de sistemas de rastreabilidade descendente fará com que seja impossível reconstruir o ciclo de produção, desde a origem da mercadoria.
  • A rastreabilidade ascendente ou para a frente. Neste caso, o objetivo é conseguir a monitorização do produto desde a sua saída de fábrica, até que o consumidor o adquira. Entre as informações recolhidas contam-se dados como, por exemplo, o armazém de saída, o local de destino, o fornecedor que o transfere e inclusivamente o dia e a hora em que o consumidor os adquire, em alguns casos.
  • A rastreabilidade interna. Por último, a rastreabilidade interna torna possível a monitorização do produto durante o processo de produção. Por exemplo, numa unidade, podemos localizar a maquinaria utilizada para a sua produção, os operários que participaram em cada fase, o tempo dedicado nos processos e muitos outros dados. 
rastreabilidade de produtos

Benefícios da rastreabilidade

Agora que conhece todas as informações que lhe podem proporcionar a rastreabilidade de um produto, vamos passar a contar-lhe os benefícios que pode obter da sua implementação na sua empresa de produção.

Capacidade de reação

O mundo atual move-se rapidamente e a capacidade de rastrear um problema e criar uma solução é fundamental.

Além dos efeitos que pode ter no consumidor final, é importante assinalar que, com frequência, é lembrada a capacidade de reação do fabricante para efeitos de reputação da marca. 

Agilidade nas operações

Muitas PME têm claro que a agilidade é chave para fazer frente aos desafios da digitalização, mas continuam a focar-se em processos manuais pouco eficientes, como a monitorização dos produtos ou a recolha manual das informações necessárias para tarefas de cumprimento.

A tecnologia pode ajudar a que o seu negócio seja mais ágil nas operações. Os custos diretos de reembolsos aos clientes, a solução de problemas e a produção de produtos para substituir, reduzem as suas margens.

Com processos de rastreabilidade em tempo real, pode certificar-se de que mitiga os custos relacionados com a rastreabilidade e abordar qualquer problema desde o início.  

Melhora a confiança do cliente

Gerir a rastreabilidade de forma eficaz na sua empresa é uma forma de transmitir aos seus clientes que leva a sério as suas operações e o compromisso que tem com eles.

Além disso, permitirá que se destaque da concorrência e poderá utilizar esta vantagem como argumento de venda perante fornecedores, investidores e potenciais clientes.

A rastreabilidade não é apenas um seguro de vida quando surgem problemas. É uma forma de ser transparente com o cliente, oferecendo-lhe todas as informações sobre a origem e o processo de fabrico dos produtos que comercializa.

Se quer implementar um sistema de rastreabilidade de produto eficaz na sua empresa, o SAP Business One é o software de gestão empresarial que procura. Entre em contacto connosco se desejar mais informações.

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