O que é um dashboard e que tipo deves escolher para o teu projeto?

Um dashboard – que significa painel de controlo – é uma ferramenta de gestão de informação que monitoriza, analisa e apresenta graficamente dados chave para acompanhar o estado de uma organização, de uma área ou de um processo específico.

Podemos pensar no dashboard como uma espécie de “resumo” que recolhe dados de diferentes fontes num único local e os apresenta de uma forma simples para que as coisas mais importantes estejam num relance. 

Neste novo artigo dizemos-te como é útil, que tipos existem e que vantagens tem para a tua organização. 

Dasboard o que é

Quão útil é um dashboard?

A necessidade de agilidade e precisão dos dados faz com que as empresas optem por gerir processos com um dashboard. Aqui contamos-te mais sobre as diferentes formas de utilizar esta ferramenta. 

Facilita a análise de dados

O dashboard recolhe informação relevante sobre um determinado tópico ou área. Estes dados podem ser analisados mais facilmente porque são apresentados de uma forma gráfica, com números e tabelas, por exemplo. Se quiseres saber mais sobre as vantagens das apresentações visuais, podes dar uma vista de olhos neste artigo sobre as vantagens de uma interface gráfica.

Apoio à tomada de decisões

Por detrás de cada negócio bem sucedido existe uma equipa de gestão experiente que conduz a mudança. A utilização de dashboards facilita o processo de tomada de decisão, uma vez que os gestores e as equipas trabalham com dados mais precisos. Isto resulta numa maior precisão nas suas ações.

Permite a monitorização em tempo real

No teu papel de gerente, precisas de saber exatamente o que se passa dentro da empresa. Com isto em mente, o dashboard dá-te acesso a toda a informação num único ecrã e em tempo real, tal como a métrica da tua campanha e o ROI, permitindo-te identificar e corrigir rapidamente as falhas.

Melhor organização da informação

A informação contida no dashboard é estrategicamente separada, organizada e atualizada antes de ser distribuída. Com isto, tens a possibilidade de detectar riscos de forma atempada e prever decisões para mitigar os riscos. É importante que tenhas em conta a finalidade do teu dashboard para que o resultado dos dados introduzidos seja realmente útil. 

Tipos de dashboard: como escolher o mais adequado para o teu negócio? 

Existem três tipos de dashboard: operacional, estratégico e analítico. Mas como é que sabes qual é o tipo certo para o teu negócio? Agora dizemos-te do que se trata cada um deles para que possas escolher o mais adequado para o teu negócio. 

Operacional

Os painéis de controlo dão-te informação atualizada sobre o que está a acontecer nesse momento. Por outras palavras, eles respondem à pergunta: “O que está a acontecer agora? 

Desta forma, eles ajudam-te a monitorizar em tempo real ou dados transacionais com respeito a métricas chave e KPIs, porque é informação que é atualizada frequentemente, mesmo ao minuto!

Estão desenhados para serem integrados no curso do fluxo de trabalho diário. Os painéis de controlo operacionais também contêm frequentemente informação contextual, para que os utilizadores possam explorar os dados e utilizá-los no processo de tomada de decisão.

Os painéis operacionais têm ferramentas para seguir as métricas. Por exemplo, o desempenho do teu website (novos utilizadores ou taxas de bounce). Também conta com seguidores, comentários sobre as tuas redes sociais, retorno do investimento publicitário, etc. 

Estratégico

Painéis estratégicos rastreiam indicadores de desempenho das teclas. Eles são ideais para monitorizar o estado dos KPIs. Neste caso, são atualizados com menos frequência do que os painéis de controlo operacionais, porque foram concebidos para serem vistos uma vez por dia. 

Muitas vezes resumem o desempenho ao longo de um período de tempo (mês, trimestre, ano). As métricas que podem ser seguidas num painel estratégico são: desempenho fiscal mensal, trimestral ou anual, taxa de crescimento da conta e MRR, impostos, depreciação e amortização, etc. 

Analíticos

Os dashboards analíticos processam dados para identificar tendências. Isto permite aos utilizadores investigar tendências, prever resultados e descobrir insights e estabelecer objetivos com base na compreensão de dados históricos.

Tradicionalmente, este tipo de dashboard era desenvolvido por analistas de dados, mas o aumento de ferramentas analíticas sem código ou de baixo código forneceu a todos as ferramentas e recursos para criar um dashboard analítico. 

Métricas que podem ser rastreadas neste tipo de painel: valor anual dos contratos para rastrear a quantidade de um contrato, medir os hábitos de gastos de uma empresa, ou o aumento de utilizadores ativos ao longo de um período de tempo. 

Uma ferramenta que fomenta o trabalho em equipa

Finalmente, uma das vantagens de usar um dashboard é que facilita a transparência na relação entre utilizadores e criadores. Para além disso, podes partilhar com quem quiseres, e ao fazê-lo estás a dar-lhes a capacidade de analisar a informação em qualquer altura e em qualquer lugar. 

Agora já sabes as vantagens de usar um painel de instrumentos, só precisas de escolher o tipo que te convém e criá-lo. Se tiveres alguma dúvida ou precisares de conselhos, não hesites em contactar-nos. 

Subscreve a nossa newsletter

Recebe as nossas últimas dicas directamente na tua caixa de correio electrónico.

Quanto custa o SAP Business One? Menos do que tu pensas.

Se o teu negócio está a considerar o SAP Business One como uma solução ERP ou simplesmente a pesquisar o que está no mercado, provavelmente estás a perguntar-te quanto custa.

Se quiseres informação sobre o preço da solução, por favor preenche o formulário em anexo para um orçamento exacto.