Os especialistas em tecnologia concordam numa coisa: a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no nosso dia-a-dia não é apenas uma questão de futurologia; estamos a vivê-la hoje sem sequer nos apercebermos disso. Desde o assistente virtual no telemóvel até às compras online e tradução automática, vivemos e mudamo-nos para um mundo AI.
Os avanços na IA já estão a impulsionar o uso de grandes dados devido à sua capacidade de processar grandes quantidades de dados e proporcionar vantagens na comunicação e nos negócios, levando-o a posicionar-se como a tecnologia essencial das próximas décadas. Transporte, educação, saúde, cultura…
Definição e tipos de Inteligência Artificial e tipos de Inteligência Artificial
Uma definição de Inteligência Artificial (IA) é que é uma combinação de algoritmos para criar máquinas que emulam capacidades semelhantes às humanas. Estes processos incluem modos de aprendizagem, raciocínio (usando regras para tirar conclusões) e auto-correcção.
Vejamos agora os tipos de inteligência artificial que existem. Podem ser distinguidos quatro tipos de IA aplicados a máquinas, classificados de acordo com uma visão generalizada dos avanços na pesquisa de IA:
Máquinas reactivas
Este é o tipo mais básico de máquinas de Inteligência Artificial (IA). O exemplo mais conhecido deste tipo de IA é o Deep Blue, um supercomputador criado pela IBM em 1990, que venceu o grande mestre internacional Garry Kasparov no xadrez.
O Deep Blue foi capaz de reconhecer as peças num tabuleiro de xadrez e saber como cada peça se movia. Também pode fazer previsões sobre os melhores movimentos e escolher o melhor entre todas as possibilidades. A fraqueza do Deep Blue era que não se conseguia lembrar: ignorava tudo o que acontecia antes do momento presente. Tudo o que fez foi focar as peças no tabuleiro em tempo real e escolher de entre os movimentos possíveis.
Memória limitada
Ao contrário dos anteriores, estes sistemas de IA são capazes de usar experiências e tê-las em conta para decisões futuras. Um exemplo desta aplicação são as funções de tomada de decisão em alguns carros autónomos.
Neste caso, a informação é usada para prever acções num futuro não tão distante. Estas observações não são armazenadas permanentemente.
Teoria da mente
Isto refere-se ao entendimento de que outros têm as suas próprias crenças, desejos e intenções que afectam as decisões que tomam. Este tipo de IA ainda tem de ser aplicado na realidade, embora haja progressos.
Auto-consciencialização
Nesta categoria, os sistemas de IA têm uma espécie de auto-consciencialização ou sentido de si próprio. As máquinas autoconscientes compreendem o seu estado actual e podem usar a informação para inferir o que os outros estão a sentir. Este tipo de IA também ainda não existe.
5 aplicações comuns de IA
Agora já sabes em que consiste a Inteligência Artificial, de um ponto de vista mais ou menos teórico. Vejamos agora, de uma forma muito simples, alguns dos usos e aplicações mais importantes na nossa vida diária e as vantagens de usar a Inteligência Artificial.
Aprendizagem de Máquina
A aprendizagem de máquinas ou machine learning é um ramo da Inteligência Artificial, e consiste na programação de máquinas para que, além de realizarem o trabalho para o qual foram encomendadas, sejam também capazes de aprender por si próprias.
Um exemplo da presença da aprendizagem da máquina é o Gmail e a sua opção para te ajudar a escrever um e-mail tendo em conta os e-mails anteriores: para completar automaticamente frases de saudação, confirmar que queres enviar um e-mail mesmo que não tenhas anexado o ficheiro, etc. A classificação dos emails na caixa de entrada também é feita graças à aprendizagem da máquina.
Também usamos a aprendizagem mecânica com assistentes como o Siri ou Alexa, que usam processamento de linguagem natural ou PNL, um mecanismo que usa programas que simulam a comunicação.
Processamento em linguagem natural
Os Chatbots são uma das aplicações da Inteligência Artificial que é amplamente utilizada hoje em dia. Graças ao processamento da linguagem natural, podemos pedir informação a uma máquina, quase como pediríamos a um ser humano. Chatbot significa chat virtual entre um cliente humano e uma máquina.
Automatização de processos industriais
Num outro artigo deste blogue, vimos como a Inteligência Artificial está envolvida na Indústria 4.0 e os seus benefícios. A automação de processos está relacionada com a Indústria 4.0 porque permite a racionalização de múltiplos processos de produção, bem como a eliminação do factor de erro humano. Actualmente, são utilizados na maioria dos processos industriais e também em processos relacionados com a logística e a distribuição de bens após processos de produção.
Selecção de conteúdo
Graças à análise de dados e aos Grandes Dados, as Inteligências Artificiais são capazes de seleccionar o conteúdo que melhor se adequa aos teus gostos e preferências. Eles seleccionam estes conteúdos para que apareçam como sugestões, especialmente no ambiente das redes sociais, e por isso a probabilidade de consumires estes conteúdos é maior.
Existe uma enorme variedade de serviços presentes no nosso quotidiano que utilizam Inteligência Artificial, seja para categorizar e-mails, oferecer recomendações, realizar pesquisas, gerar rotas ou responder a perguntas. Depois de leres este artigo, ainda achas que a Inteligência Artificial é um assunto do futuro?