Com certeza já ouviu a frase “os dados são o novo petróleo”. De facto, os dados são um recurso importante num mercado que está em constante mudança. A business analytics ou análise de negócio dedica-se a recolher, analisar, interpretar e dar a conhecer os dados da empresa de forma a que se possam tomar melhores decisões.
Na nova entrada do blogue da Ebit vamos analisar este conceito, além de lhe mostrar algumas das muitas vantagens com as quais conta esta disciplina para a sua empresa.
O que é a business analytics
A análise empresarial, análise de negócio ou business analytics é a “utilização das matemáticas e da estatística para interpretar dados com o objetivo de tomar melhores decisões empresariais.”
Vantagens da análise empresarial
As suas vantagens são amplas, mas destacam-se, sobretudo, as seguintes:
1. Personaliza a experiência do cliente
A capacidade das empresas de recolher dados é enorme. Cada transação ou contacto com o cliente deixa uma marca que pode ser aproveitada para conhecer melhor os clientes, tanto nos canais próprios da empresa (como, por exemplo, a página web) como nas redes sociais ou e-mail.
Graças à análise destes dados, podem ser criados perfis bastante ajustados dos clientes que personalizam a experiência e aumentam a fidelidade.
2. Uma tomada de decisões informada
Além disso, as empresas podem utilizar os dados para uma tomada de decisões informada, sem se basear em impressões ou intuições. Como veremos de seguida, a análise preditiva ajuda-o(a) a visualizar cenários empresariais possíveis, de forma a poder tomar decisões com todos os dados possíveis ao alcance da sua mão.
3. Agiliza as operações
Um engarrafamento é um impedimento num processo que impede que este avance com fluidez. A análise de dados ou business analytics intelligence ajuda a que estes engarrafamentos sejam reduzidos e até desapareçam, agilizando operações como, por exemplo, as previsões de stock em temporadas chave e a procura de fornecedores para uma cadeia de fornecimento mais forte.
4. Minimizar o risco
É bem sabido que as empresas não gostam dos riscos e, por isso, todos os anos são dedicados muitos recursos para os minimizar.
A business analytics pode ajudá-lo(a) a reduzi-los, porque o(a) informa de problemas antes de os detetar, com modelos de previsão que adiantam cenários que ainda não aconteceram.
5. Melhorar a segurança
Todas as empresas enfrentam ameaças de segurança de dados. É facto que as quebras de informação, voluntárias ou não, custam todos os anos uma importante quantidade de dinheiro às empresas portuguesas.
A análise de negócio pode ajudar a que preveja estas quebras ou a analisar as causas e origens do que aconteceu, de forma a que possa pôr em marcha ações destinadas para que não se repitam.
Tipos de business analytics
Existem quatro tipos chave de análises de negócios: descritivo, preditivo, de diagnóstico e prescritivo.
A análise descritiva é a interpretação de dados históricos para identificar tendências e padrões.
A análise preditiva centra-se em conseguir essas informações e utilizá-las para prognosticar resultados futuros.
A análise de diagnóstico, por outro lado, pode utilizar-se para identificar a causa de um problema.
Por fim, na análise prescritiva, empregam-se testes e outras técnicas para determinar que ação produzirá o melhor resultado num determinado cenário.
Business analytics vs. data science
Não podemos deixar de clarificar dois conceitos que normalmente se misturam entre si, business analytics e data science.
Apesar de ambos os processos utilizarem big data para resolver problemas comerciais, são campos separados.
O principal objetivo da business analytics é extrair informações dos dados para orientar as decisões, enquanto a ciência de dados ou data science foca-se em converter os dados não processados em conclusões, mediante a utilização de algoritmos e modelos estatísticos.
No primeiro caso, realizam-se tarefas como elaboração de orçamentos, prognóstico e desenvolvimento de produtos. Por outro lado, em data science realizam-se principalmente modelos estatísticos .
Business analytics vs. business intelligence
Ainda que se tratem de coisas diferentes, devemos mencionar que a Business Intelligence ou a Inteligência de Negócios e a Business Analytics ou Analítica de Negócios partilham a mesma ideia: aproveitar, da melhor maneira, as informações para poder tomar melhores decisões.
No entanto, diferenciam-se em quatro conceitos chave relacionados com os dados analisados, a forma de os armazenar, o objetivo da informação e a variável que estuda cada uma das disciplinas.
Assim, a business intelligence procura dados no passado para poder explicar os factos. Neste caso, o conjunto de dados utilizado, o histórico da empresa, deve estar bem estruturado e armazenado. Encontrar padrões é relativamente fácil nesta disciplina.
Caso contrário, a business analytics olha em frente, baseando-se em modelos preditivos que ajudarão a tomar decisões. Ao invés de aproveitar os dados internos da empresa, a análise de negócio utiliza tendências ou indicadores macroeconómicos.
A Business analytics é uma das disciplinas com mais projeção empresarial, precisamente pela sua capacidade para fazer previsões num mundo onde a única constante é a mudança.Aproveitar todo o potencial desta matéria não seria possível sem ferramentas como, por exemplo, o SAP Business One para PMEs e a sua capacidade analítica. Se deseja ver uma demonstração sem compromisso, não hesite em contactar connosco.