Módulos SAP: o que são e quais são

Nem é necessário dizer que a SAP tem um dos softwares de gestão empresarial mais potentes do mercado. No entanto, para os que não estão muito familiarizados com ele, as perguntas de quantos módulos SAP necessito ou quantos módulos tem a SAP aparecem rapidamente na mente.

O que são os módulos SAP?

Os módulos SAP são um conjunto de aplicações de software, criadas para administrar processos comerciais concretos dentro de uma empresa, desde as finanças até às vendas, passando pelos recursos humanos.  

Cada módulo SAP foi criado para solucionar uma necessidade específica. Baseiam-se em recolher dados de diferentes áreas do negócio para a sua posterior análise e gestão numa fonte única. 

Atenção! Os módulos SAP não são o mesmo que as funcionalidades SAP. Os módulos proporcionam-lhe um meio para solucionar uma tarefa. Enquanto as funcionalidades indicam a ação de que necessita. 

Por exemplo, se necessita de aumentar vendas (funcionalidade), deverá começar por analisar os seus dados de vendas atuais (módulos).

Quais são os módulos de software de negócios SAP?

Módulos SAP, quais são?

Durante o desenvolvimento do sistema SAP, foram sendo criados módulos adaptados às necessidades dos clientes. 

Cada módulo foca-se numa área comercial e administra as informações necessárias para o funcionamento do departamento em questão. 

Em seguida, apresentamos-lhe os módulos SAP mais difundidos: 

Módulo Finanças (FI):

Este módulo permite ter um controlo sobre a contabilidade geral da empresa. É imprescindível na base do ERP da SAP. 

Oferece a possibilidade de gerar estados financeiros e todo o tipo de relatórios. 

Além disso, inclui funcionalidades como, por exemplo, a contabilidade de ativos, monitorização de contas por cobrar/pagar e contabilidade bancária.  

Módulo SAP Controlling (CO):

O módulo Controlling, também conhecido como módulo Controlo ou Contabilidade de Custos, serve para gerir o planeamento e a contabilidade interna do negócio, desde os elementos de custos até às análises de rentabilidade e benefícios. 

Trata-se de um módulo imprescindível para a gestão das operações e para a tomada de decisões, uma vez que permite obter visibilidade sobre o plano estratégico, dados reais e desempenho da empresa. 

Módulo Production Planning (PP):

O módulo Production Planning ou Planeamento da Produção desenvolveu-se para melhorar o dia a dia das empresas de fabrico. Engloba funções-chave para este tipo de negócios como, por exemplo, o planeamento de vendas e operações, o planeamento da capacidade e o processamento de ordens de produção de atividades (máquina, mão de obra, energia, gastos gerais), a gestão de encomendas e a administração de recursos, entre outros.  

É comum que se integre com os módulos de Finanças e Controlo para obter uma panorâmica sobre os gastos de produção, bem como a monitorização e tratamento financeiro em tempo real. 

Módulo de Material Management (MM):

Este módulo de gestão de materiais serve para administrar cadeias de fornecimento em tempo real, desde a compra de recursos até à chegada do produto ao cliente. Trata-se, portanto, de um módulo estratégico e que combinado com outros módulos como, por exemplo, o de Finanças ou Controlo, fornece informações cruciais para a otimização das operações. 

O módulo SAP MM engloba Compras (Aquisições), Gestão de inventário, Gestão de armazéns e Planeamento de necessidades de materiais para levar a cabo um controlo mais exaustivo dos processos comerciais. 

Módulo SAP de Quality Management (QM):

O módulo de gestão da qualidade, como o nome indica, foca-se na qualidade dos recursos e dos produtos/serviços. 

Além disso, serve para fazer um acompanhamento dos processos de fabrico.

Módulo Plant Maintenance (PM):

O módulo de manutenção de unidade engloba tarefas para manter o sistema técnico num estado otimizado. Isto inclui atividades como, por exemplo, a inspeção, notificações, manutenção, reparações, calibração dos equipamentos, revisões e inspeções, etc.

Módulo Project System (PS):

O módulo PS surge para gerir os fundos e recursos dos projetos de acordo com o orçamento atribuído a cada fase. Serve para a gestão interna da empresa e para a gestão dos seus clientes. 

Este módulo deve ser integrado com outros módulos, como o de Finanças ou o de Planeamento da Produção. 

Módulo SAP Sales and Distribution (SD):

O módulo de Vendas e Distribuição ajuda as empresas a administrar as vendas e a distribuição dos seus produtos. Oferece a monitorização de transações em tempo real, pelo que oferece cálculos financeiros e de inventário atualizados a todo o momento. 

A partir dos seus dados, é possível realizar prognósticos para planeamentos futuros, o que ajuda as equipas a manter sempre os stocks necessários e a calcular a sua capacidade máxima com antecedência. 

Se gostou desta abordagem aos principais módulos da SAP, esteja atento(a), voltaremos com mais!

Subscreve a nossa newsletter

Recebe as nossas últimas dicas directamente na tua caixa de correio electrónico.

Quanto custa o SAP Business One? Menos do que tu pensas.

Se o teu negócio está a considerar o SAP Business One como uma solução ERP ou simplesmente a pesquisar o que está no mercado, provavelmente estás a perguntar-te quanto custa.

Se quiseres informação sobre o preço da solução, por favor preenche o formulário em anexo para um orçamento exacto.