O que é a norma ISO 9001 e para que serve?

Os padrões internacionais ISO são padrões acordados por especialistas. Conforme indicado no site do órgão responsável por publicá-los, pense nestes padrões como a melhor maneira de fazer as coisas. A ISO 9001, especificamente, refere-se ao alcance da qualidade da empresa através da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

O que é o padrão ISO 9001

Esta Norma Internacional é apenas uma das muitas (mais de 20.000) publicadas por este organismo com sede na Suíça. 

Como acabamos de comentar, esta norma está focada em alcançar a qualidade numa organização através da implementação de um método ou Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A família ISO 9001

Esta família de regras é usada para várias coisas:

  1. Ajuda as empresas a demonstrar que podem fabricar ou fornecer produtos e serviços que atendam a requisitos do cliente, requisitos legais e regulamentação existente.
  2. Graças ao cumprimento da norma, os clientes obtêm um produto ou serviço de maior qualidade, o que aumenta a sua satisfação.

A norma ISO 9001, tal como as restantes normas ISO, são genéricas, pelo que todas as empresas podem aplicá-las independentemente da sua dimensão ou da área onde exercem a sua atividade.

Benefícios de implementar e ser certificado na norma ISO 9001

Conhecer a norma ISO 9001 não é suficiente para poder oferecê-la como referência a terceiros.

Deverá passar primeiro por um processo de implementação e, em seguida, certificar-se para obter “validade” legal e poder apresentá-la.

É importante implementá-la e obter a certificação, pois é uma forma de se diferenciar da concorrência. Em outras palavras, pode demonstrar aos seus clientes, parceiros ou organizações que a empresa atende aos exigentes padrões de qualidade.

Entre os benefícios mais notáveis ​​da norma ISO 9001 estão:

  • Maiorsatisfação do cliente.
  • Redução de custos graças a processos mais eficientes.
  • Melhoria da imagem pública da empresa.
  • Acesso ao mercado internacional.
  • Novas oportunidades de negócios.
  • Coloca os clientes no centro, atendendo às necessidades presentes e futuras.
  • As empresas trabalham com mais eficiência, porque os processos estão alinhados.
  • A empresa estará apta a cumprir os requisitos legais existentes.
  • É capaz de identificar e abordar os riscos associados à sua organização.

Quanto custa implementar e obter a certificação  ISO 9001

Como mencionamos anteriormente, existem duas fases que deve contemplar se quiser aderir à norma, a implementação e a certificação ISO 9001.

Na primeira, ocorre um período de assessoria ou consultoria, onde são avaliados os processos existentes e desenhada a melhor forma de implementação do sistema de Gestão da Qualidade.

Na segunda, a empresa passa por um processo de auditoria, que avalia o referido sistema e emite o certificado de possuir a norma.

enefícios de implementar e ser certificado na norma ISO 9001

É importante ter noção de  que ambos os processos têm um custo económico para a empresa e que todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, podem beneficiar-se do uso desta norma.

Existem muitas empresas no mercado que aconselham e apoiam a implementação da ISO 9001, pelo que não está sozinho neste processo.

Por onde começar

Existem muitas maneiras de implementar um sistema de gestão da qualidade, mas aqui estão algumas dicas para que possa começar bem.

  1. Pense no motivo pelo qual deseja implementar esse padrão. É importante  definir uma série de objetivos para recuperar o seu investimento.
  2. Envolve a tomada de decisão. Todos, do primeiro ao último membro da organização, devem estar envolvidos nesta jornada.

Identifique os principais processos. Alcançar a satisfação do cliente depende de um bom produto ou serviço, mas, além disso, existem processos que são fundamentais, como o atendimento ao cliente ou a entrega dos pedidos dentro doprazo. Pense sobre quais são esses processos fundamentais nasua organização.

A estrutura da ISO 9001

A ISO 9001:2015 (a versão mais recente da norma) é composta por várias seções diferentes, cada uma das quais se concentra nos requisitos envolvidos em diferentes aspectos de um sistema de gestão da qualidade.

  • Cláusula 0-3: Introdução e alcanceda norma 
  • Cláusula 4 – Contexto da organização
  • Cláusula 5 – Liderança
  • Cláusula 6 – Planeamento
  • Cláusula 7 – Suporte
  • Cláusula 8 – Operação
  • Cláusula 9 – Avaliação de desempenho
  • Cláusula 10 – Melhoria

Manutenção do sistema de gestão da qualidade ISO 9001

Também é importante que saiba que a norma procuraa melhoria contínua. Ou seja, uma empresa não pode obter a certificação hoje e esquecê-la para sempre. A qualidade deve tornar-se a sua prioridade, portanto, precisará de se certificar novamente de tempos em tempos.

Também é uma boa ideia realizar auditorias internas periodicamente para garantir que a norma estáatualizada e que os clientes estão a receber todos os benefícios do cumprimento da norma. A norma ISO 9001 é, sem dúvida, um dos aspetos que deve levar em consideração  para garantir que a sua empresa leva a qualidade a sério e é competitiva internacionalmente. A sua imagem será reforçada, mas também a satisfação dos seus clientes e, a médio prazo, a rentabilidade da sua organização.

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