Tomar decisões sem ter em conta os indicadores de gestão é quase como orientar o teu negócio às cegas, ou baseado na intuição. A tomada de decisões baseada em dados é a melhor forma de evitares ser influenciado por opiniões e de seres mais assertivo.
Com informação baseada em dados reais, podes decidir tudo desde como aumentar os lucros e as vendas até como melhorar o desempenho de uma equipa. E tudo, claro, com os mesmos dados que vêm de objectivos comerciais.
A tomada de decisões baseada em dados é mais do que uma habilidade útil; é crucial se quiseres fomentar uma cultura baseada em dados.
Quando usas dados para tomar decisões, tens a paz de espírito de que o teu negócio é justo, orientado para objectivos e focado na melhoria. Aqui está como conseguir isto com mais detalhes.
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de gestão são dados que mostram os resultados das ações realizadas pela tua organização. O objectivo é analisar esta informação de forma a basear decisões futuras (a curto ou longo prazo).
É fundamental que os dados recolhidos sejam precisos e, claro, fiáveis. Caso contrário, a análise da situação atual será incorrecta. Se confias na informação correcta, podes avaliar se a tua organização está a ser bem sucedida ou se está a cumprir os seus objectivos. Também é possível avaliar o desempenho do pessoal de uma organização ou a gestão dos teus projectos.
Como começar a tomar decisões baseadas em dados?
Se estás numa posição de liderança, vais achar útil saber como processar os dados que já tens em informação útil para a tua gestão. Aqui estão alguns passos que deves considerar.
Estabelece os teus objectivos
Embora possa parecer óbvio, é importante compreender a visão da tua empresa antes de tomares decisões. Caso contrário, terás dados gráficos, mas isso não fará sentido. Se fores um líder de equipa, por exemplo, OKRs ou KPIs da equipa serão muito úteis como indicadores de desempenho para tomares decisões baseadas em dados.
Escolhe as tuas ferramentas de recolha de dados
Já identificaste os teus objectivos, agora é altura de recolheres informação útil.
O tipo de dados que queres recolher irá determinar as ferramentas e fontes de dados que usas. Se o teu objectivo é analisar dados sobre processos internos, usa uma ferramenta de relatório universal.
Aqui estão algumas métricas que podes utilizar com ferramentas como o Power BI da Microsoft, por exemplo:
- Retorno do investimento (ROI): este é o rácio entre o rendimento e o investimento. Quando o ROI é usado como métrica de negócio, permite-te monitorizar o nível de desempenho de um investimento.
- Produtividade: Em outro artigo deste blog falámos sobre a importância dos processos produtivos. Podes calcular a produtividade dividindo a produção total de produtos ou serviços pelos recursos utilizados. Desta forma, medes a eficiência na produção de bens ou na prestação de serviços.
- Rentabilidade recorrente: Esta métrica é tipicamente utilizada por empresas de software como serviço (SaaS). Refere-se à quantidade de receitas geradas por todos os actuais subscritores ativos durante um determinado período de tempo.
Podes gerar métricas para diferentes conjuntos de dados, dependendo da tua posição e da visão que pretendes alcançar. Hoje em dia, a inteligência artificial torna a agregação de dados em tempo real mais fácil do que nunca.
Organiza os teus dados
Se não consegues ver todos os dados relevantes num só local e compreender como se relacionam uns com os outros, terás dificuldade em tomar boas decisões.
Uma forma de organizar os teus dados é com um painel de controlo – uma interface personalizável que está incluída nas ferramentas universais de relatórios. Este painel irá mostrar os dados que são mais críticos para atingir os teus objectivos.
Analisa a informação
Depois de teres organizado os teus dados, podes começar a analisá-los. Dependendo dos teus objectivos, podes analisar dados do painel de controlo executivo juntamente com pesquisas de utilizadores, tais como estudos de caso, inquéritos ou testemunhos, para que as tuas conclusões incluam a experiência do cliente.
Podes obter esta informação a partir de dentro da organização e de fontes externas. A análise conjunta de todos os dados pode ser útil porque poderás tirar uma conclusão diferente da que tirarias se analisasses cada conjunto de dados individualmente.
Tira lições ou conclusões
À medida que analisas os dados, provavelmente vais começar a tirar conclusões sobre o que vês, mas tem em mente que deves dedicar uma secção apenas a conclusões porque é importante destacar as tuas descobertas para que as possas partilhar com outros.
Vantagens de tomar decisões baseadas em dados
Quando usas dados para tomar decisões, estás mais confiante de que a tua organização está orientada para os objetivos, com um foco na melhoria constante. Aqui estão algumas das vantagens.
Confiança nas decisões
Se a tua equipa lidera sem ter em conta o negócio na tomada de decisões, os erros são frequentes e a gestão de risco pode ser deficiente.
Quando usas dados para tomar as decisões de negócios mais importantes, sentes-te mais confiante, e isto permite-te a ti e à tua equipa avançarem.
Evita preconceitos
Se as tuas decisões são baseadas em factos e dados, são mais objetivas e justas porque estás livre de favoritismos ou preconceitos internos. Além disso, é mais fácil argumentar a tua posição se te perguntarem as razões da tua decisão.
Avalia e melhora continuamente
A utilização de dados é uma das formas mais fáceis de estabelecer objetivos mensuráveis para a equipa e alcançá-los com sucesso. Ao analisares dados internos sobre o desempenho passado, podes determinar o que precisas de melhorar e definir objetivos realmente específicos.
Sem dados, seria difícil para a tua empresa saber onde o dinheiro está a ser gasto e onde os custos podem ser reduzidos.
Na Ebit podemos ajudar-te a definir que aspectos da tua gestão podem ser melhorados através da incorporação de tecnologia. Não hesites em contactar-nos com as tuas preocupações e necessidades, nós estamos aqui para te ajudar!