Gestão da qualidade de uma empresa, definição e métodos de melhoria

A gestão da qualidade da empresa é um processo complexo que não significa exatamente a mesma coisa em cada setor de negócio. Neste artigo vamos mostrar-lhe uma definição que utilizamos na gestão empresarial, bem como formas de melhorar a gestão da qualidade na sua empresa.

O que é gestão da qualidade?

Podemos definir a gestão da qualidade como o ato de supervisionar diferentes atividades e tarefas dentro de uma empresa, que permitem que produtos e serviços sejam consistentes.

Ou seja, os sistemas de gestão da qualidade ajudam a alcançar e manter um nível de qualidade desejado dentro da empresa, para atingir os objetivos estabelecidos.

O gestão da qualidade nas empresas consiste em quatro componentes, que incluem o seguinte:

  • Planeamento: O processo de identificar padrões de qualidade relevantes e decidir como atingi-los.
  • Melhoria: é o processo de melhorar os resultados.
  • Controle: esforço da empresa, com o objetivo de manter a integridade de um processo ou elemento.

Garantia: as ações necessárias que permitem garantir  que um serviço ou produto alcança os requisitos definidos.

Como medir a gestão da qualidade da empresa.

Benefícios da gestão da qualidade

Embora esteja claro que esses processos podem ser muito úteis para a empresa e que resultam na colocação de melhores produtos e serviços no mercado, há mais benefícios do que parece à primeira vista.

  • Ajuda uma organização a obter maior consistência nas tarefas e atividades que servem para produzir produtos e serviços.
  • Aumenta a eficiência dos processos.
  • Ajuda a melhorar a satisfação do cliente.
  • Permite que as empresas comercializem os seus produtos de forma eficaz e explorem novos mercados.
  • Torna mais fácil para as empresas incorporar novos funcionários.
  • Permite que uma empresa melhore continuamente os seus produtos ou serviços, processos e sistemas.

Métodos de Melhoria da Qualidade

Como comentamos no início deste artigo, a gestão da qualidade depende muito da área em que é aplicada. No entanto, três componentes comuns estão frequentemente presentes:

  • Melhoria do produto.
  • Melhoria de processos.
  • Melhoria baseada em pessoas.

Existem vários métodos e técnicas de gestão da qualidade que podem ser usados, incluindo Kaizen, Programas Zero Defeito, Seis Sigma, Círculo da Qualidade, Métodos Taguchi, Sistema Toyota de Produção, Engenharia Kansei, TRIZ, BPR, OQRM, ISO e Top Down & Bottom Up abordagens, entre outros.

Exemplo de gestão da qualidade

Para citar um exemplo bem conhecido de como a gestão da qualidade pode beneficiar grandemente a empresa, recordemos a implementação do sistema Kanban pela Toyota.

Talvez saiba que o método Kanban é um sistema de controle de stocks desenvolvido por Taiichi Ohno em 1947.

Este sistema ajudou a limitar o acumularde excesso de stocksna linha de produção a qualquer momento.

A Toyota usou esse conceito para executar o seu sistema Just-in-Time (JIT), que ajuda a alinhar os pedidos de matéria-prima diretamente com os cronogramas de produção.

A linha de montagem da Toyota aumentou a eficiência à medida que a empresa recebia stocks suficientes para atender aos pedidos dos clientes à medida que eram gerados.

Princípios de gestão de qualidade ISO

É provável que em muitas ocasiões se tenha deparado com a sigla ISO (International Organization for Standardization), que já publicou cerca de 20.000 normas internacionais adotadas pelas organizações mais prestigiadas do mundo.

Existem normas ISO para diferentes setores, embora sejam regidas por vários princípios de gestão, incluindo:

1. Foco no cliente

O foco principal de qualquer organização deve ser atender e superar as expectativas dos clientes. 

Quando uma empresa entende o que precisa agora e no futuro, consegue fidelizar clientes, o que, por sua vez, aumenta a receita.

2. Comprometimento das pessoas da organização

O envolvimento do pessoal é outro princípio fundamental. Uma empresa deve incentivar os funcionários a melhorar constantemente as suas habilidades e manter a consistência.

3. Processo de abordagem

O desempenho de uma organização é crucial de acordo com o princípio da abordagem baseada em processos. Focar num processo resulta em atividades mais rápidas, com custos mais baixos, menos desperdício e melhoria contínua.

4. Melhora contínua

Todas as organizações devem definir para si mesmas o objetivo de participar ativamente da melhoria contínua. As empresas que melhoram continuamente a sua situação operacional têm melhor desempenho, são mais flexíveis e têm maior capacidade de aproveitar novas oportunidades.

5. Tomada de decisão baseada em dados

Empresas que tomam decisões baseadas em dados entendem melhor o mercado e facilitam o trabalho do gerente de qualidade. 

6. Gestão de relacionamento

Construir relacionamentos mutuamente benéficos com fornecedores e retalhistaspode afetar o desempenho de uma empresa. Quando uma organização gerebem o seu relacionamento com as partes interessadas, é mais provável que alcance uma colaboração empresarial sustentada.

A gestão da qualidade é um dos pilares básicos para uma empresa de sucesso. Sem uma gestão adequada, a empresa perderá competitividade e, mais cedo ou mais tarde, desaparecerá do mercado. Se você deseja mais informações sobre como a tecnologia Ebit e SAP Business One o pode ajudar, não hesite em contatar-nos.

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