Shopfloor: definição e porque é importante

Uma fábrica é um ambiente de trabalho, uma oficina, um local onde são produzidas mercadorias ou onde as matérias-primas são processadas. Seja qual for a definição escolhida, a gestão do chão de fábrica ou shopfloor é o controle dos processos que ocorrem nesse ambiente.

Neste artigo iremos rever a definição deste processo e perceber qual a  importância para a sua empresa.

Definição de shopfloor

Shop Floor Management ou gestão de chão fábrica é o controle dos processos de produção e valor agregado através da presença ativa de gestoresno local. 

Os principais objetivos da gestão da fábrica são melhorar constantemente os indicadores-chave de desempenho, bem como os processos que são realizados.

Para atingir esses objetivos, existem quatro componentes essenciais da gestão de fábrica que veremos em breve.

Vantagens do shopfloor para empresas

Sendo uma abordagem de melhoria contínua, as vantagens são muitas e de grande valor estratégico para as empresas. Entre eles destacam-se:

  • Se algo se desviar do processo real, é possível  reagir mais rapidamente.
  • Os recursos são usados ​​de forma otimizada.
  • É planeado e controlado de forma sustentável.
  • O potencial de otimização e os resultados são muito mais reconhecidos e apresentados.
  • Maior transparência dos estados e tendências de destino/reais.
  • Há melhor comunicação dentro da equipa e maior autodisciplina.

Shopfloor Management: os quatro componentes essenciais

O shopfloor consiste em quatro componentes centrais e um quinto componente adicional, que detalharemos a seguir:

  • Orientação do plano
  • Comunicação
  • Métricas visuais
  • Resolução de problemas

1. Orientação do plano

A orientação no local é uma parte essencial da gestão. Como em tudo relacionado à gestão de processos, existem metodologias e escolas que auxiliam, como a abordagem lean.

O conceito de LEAN, bem como  todas as suas variantes (Lean Thinking, Lean Manufacturing, Lean Management, ErgoLean, etc.), vai além de uma metodologia ou conjunto de ferramentas que são aplicadas isoladamente. É antes uma filosofia ou forma de pensar para a melhoria contínua.De acordo com o Lean Enterprise Institute, a ideia central deste modelo é criar o máximo valor possível, do ponto de vista do cliente, com o menor consumo possível de recursos, utilizando o conhecimento e as habilidades das pessoas que fazem o trabalho.

O que é gerenciamento de chão de fábrica e o que ele faz pela sua empresa. Shopfloor

2. Comunicação

A comunicação é essencial no mundo de hoje. Seja na esfera privada ou empresarial, nada funciona sem comunicação. 

A comunicação no shopfloor é um requisito básico sem o qual não é possível realizar o trabalho diário e muito menos alcançar a excelência.

Nesse sentido, o gestor deve atuar como comunicador e coach de comunicação para evitar mal-entendidos e promover as habilidades de autogestão dos colaboradores. 

3. Métricas visuais

Ter métricas que ajudem a monitorizaro shopfloor é outro requisito que ajudará o gestor a alcançar melhores processos.

Deve perguntar-se: 

  • Qual é a missão e o objetivo da equipa?
  • Quais serão as métricas usadas para medir?
  • Quanto o estado real difere do alvo?
  • Quais são exatamente os processos e quais são os problemas associados a esses processos?
  • Que medidas estão previstas para resolver estes problemas e que melhorias podem ser feitas?

Embora essas questões sirvam de base para possíveis indicadores de medição ou KPIs, não devemos esquecer que eles devem ser definidos de acordo com o princípio SMART. Os números-chave devem dar respostaaos seguintes requisitos:

  • Devem ser específicos (S = Específico).
  • Devem ser mensuráveis ​​(M = Mensurável).
  • Devem ser viáveis ​​(A = Atingível).
  • Devem ser realistas de acordo com a situação real da empresa, evitando objetivos inatingíveis (R = Relevante).
  • Devem ocorrer num período de tempo alcançável (T = Time-Bound).

Além disso, esses parâmetros a serem medidos devem poder ser exibidos de forma fácil e simples. Nesse sentido, contar com uma ferramenta avançada de relatórios como a oferecida pelo SAP Business One é uma ótima maneira de ajudar na gestão adequada do shopfloor.

4. Resolução de problemas

Para resolver problemas de forma permanente, é essencial ser sistemático. É importante que sejam usados ​​métodos que não sejam complicados. 

Além disso, os métodos devem corresponder ao nível de educação de todos os funcionários. Não é suficiente ensinar abordagens de resolução de problemas numa única sessão de treinamento. 

Resolver um problema de forma independente é um processo de aprendizagem para os funcionários que se desenvolve ao longo do tempo. Para o processo de resolução de problemas, é viável a utilização de diferentes metodologias, como o ciclo PDCA criado por WE Deming

Foi criado na década de 1920 por Walter Andrew Shewhart, um físico americano conhecido por ser pioneiro no controle estatístico de qualidade.

O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma de suas etapas:

  • P: do verbo “Plan”, ou planear”
  • D: do verbo “Do”, ou fazer/ realizar.
  • C: do verbo “Check”, ou verificar/ analisar
  • A: do verbo “Act” ou “Adjust”, para corrigir erros ou falhas.

Em última análise, só é possível fabricar produtos de alta qualidade se o shopfloor management envolver a definição exata de processos, monitorização contínua e reação imediata a erros.

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