KYC  Banking e onboarding digital: como beneficia o seu negócio

KYC banking, ou Know Your Customer, refere-se a um conjunto de actividades destinadas a verificar e autenticar a identidade dos clientes.

O objectivo é concluir com êxito este processo de verificação da identidade real dos utilizadores do serviço, para que se possa afirmar com precisão que a identificação do cliente é verdadeira e não corresponde a qualquer fraude ou esquema.

Num outro artigo, dissemos-lhe como gerir a segurança na nuvem. Agora partilhamos consigo como pode estabelecer uma ligação segura com os seus futuros clientes e as vantagens de tomar certas precauções. 

O que é o processo KYC?

O processo KYC, como mencionado acima, é aplicado principalmente em instituições financeiras porque é considerado uma premissa fundamental antes de se estabelecer uma relação comercial com futuros clientes. No entanto, a KYC também se estendeu a outros sectores que começaram a incorporar políticas de segurança com os seus potenciais clientes. 

Como lhe dissemos nos primeiros parágrafos, o KYC procura identificar e verificar a identidade dos clientes através da recolha e monitorização de dados e documentação, tais como documentos de identidade. Desta forma, a fraude em linha ou relações contrárias às leis contra o branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e corrupção, entre outros crimes, pode ser evitada. 

Além disso, conforme os regulamentos bancários, antes de iniciarem uma relação comercial, as instituições e entidades financeiras devem verificar a identidade do cliente potencial em várias listas e bases de dados de informação pública (bases de dados ML/FT para branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo; bases de dados PEP para Pessoas Politicamente Expostas, entre outras). 

Em geral, os bancos baseiam o seu processo KYC em três elementos-chave:

  • Políticas do Cliente / Políticas KYC
  • Processo de identificação de clientes, incluindo a verificação de dados em relação a bases de dados de terceiros.
  • Monitorização das transacções e gestão dos riscos para coerência de comportamento

KYC como uma ferramenta anti-fraude

Know Your Customer (KYC) é actualmente a medida anti-fraude número 1 para bancos e instituições financeiras, porque lhes permite conhecer exactamente os dados mais importantes dos seus clientes, não só para verificar a sua identidade, mas também para proteger a integridade das relações comerciais que os possam ligar a actores criminosos.

Num outro artigo, falámos-vos dos usos da inteligência artificial no contexto da migração digital das empresas. A verificação da identidade começou a migrar para um processo digital onboarding que reduz os custos e aumenta a fidelidade dos clientes. Outro método é a assinatura electrónica porque capta um padrão biométrico inerente ao seu autor que permite a identificação de falsificações de documentos.

Como pode o processo KYC ser melhorado?

A experiência do cliente em todo o processo KYC é primordial. Se for frustrante, impraticável e ineficaz, pode prejudicar não só a confiança do cliente, mas também a reputação da organização de trabalhar com precisão e segurança da informação que trata.

Para algumas empresas, este conjunto de procedimentos continua a ser aplicado pessoalmente, mas existe uma grande percentagem de organizações que começam a aplicar uma modalidade 100% remota, o primeiro passo num caminho para uma melhoria definitiva do processo.

As novas tecnologias oferecem às empresas infinitas oportunidades para melhorar a experiência do utilizador, mantendo a conformidade e precisão na autenticação de novos clientes, bem como automatizando processos que reduzem os custos e aumentam a lealdade.

Neste sentido, a validação digital é esta nova capacidade das empresas para inscrever clientes através de dois procedimentos-chave: a identificação digital e a autenticação digital. O primeiro refere-se ao processo de verificação em que o cliente é identificado com uma identidade, enquanto o segundo verifica que o cliente é efectivamente quem afirma ser.

Estes dois procedimentos serão cobertos pelo que é agora utilizado pelas instituições financeiras e empresas do sector e conhecido como onboarding digital.

O que é o onboarding digital no sector bancário?

O onboarding digital é o processo de verificação de identidades 100% digital. Esta metodologia permite que a identidade de um futuro cliente seja validada remotamente, combinando tecnologia biométrica que realiza o reconhecimento óptico e facial com sistemas de captura de documentação oficial que servem como prova fiável da autenticação da pessoa. Desta forma, é gerada uma identidade digital do cliente que pode ser facilmente verificada sem a necessidade da presença física do cliente.

O onboarding digital representa um desafio para o sistema financeiro, mas também reflecte uma oportunidade de melhorar a experiência do cliente ao contratar produtos ou serviços financeiros, bem como de racionalizar tarefas para o pessoal do banco, reduzindo custos e aumentando a lealdade dos clientes.

No processo de verificação KYC (Know Your Customer), os clientes são identificados e a sua identidade validada cada vez que abrem uma conta e periodicamente a partir daí.

Para alcançar a conformidade digital KYC, qualquer procedimento Know Your Customer deve executar estes 3 passos:

  1. Estabelecer a identidade do cliente de forma inequívoca.
  2. Compreender a natureza das actividades do cliente para assegurar a sua legitimidade.
  3. Avaliar os riscos de branqueamento de dinheiro associados com o cliente.

Isto pode ser conseguido por empresas que integram um procedimento KYC que cumpre todos os requisitos legais e tem: 

-Software de verificação de identidade que cumpre os requisitos para a legítima utilização de bordo digital, 

-um programa de vigilância da clientela

-continuamente monitorizar os dados e actividades dos clientes dentro da empresa.

Conclusão

Há muita agitação no mercado em torno das várias soluções disponíveis para a identificação digital e soluções KYC. Por conseguinte, é importante ter o parceiro de referência certo para as necessidades da sua organização Know Your Customer.

Se precisar de orientação sobre como implementar um sistema de segurança na sua empresa, não hesite em contactar-nos. Podemos orientá-lo sem compromisso. 

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