Há muito tempo que as aplicações móveis foram inseridas nas nossas vidas e, graças a elas, existe contacto direto com empresas, serviços e processos.
As empresas que aproveitam o poder das aplicações móveis devem esperar coisas importantes, especialmente no que se refere à melhoria da experiência de utilizador.
Neste artigo, exploramos 7 formas através das quais as aplicações móveis estão a revolucionar os negócios, para o(a) ajudar a compreender a razão pela qual não deve perder esta oportunidade.
<H2> Como estão as aplicações móveis a revolucionar os negócios?
Para que veja tudo com maior clareza, consulte os benefícios derivados da utilização das aplicações móveis no ambiente empresarial.
As aplicações móveis ajudam a que o cliente participe
Não importa se vende roupa, calçado ou serviços, os clientes desejam relacionar-se com os seus produtos e serviços e estar em contacto consigo.
O bom das aplicações móveis é que pode facilitar ao cliente uma comunicação direta consigo, além de uma forma de comprar fácil e simples.
De acordo com um estudo levado a cabo pela Criteo, os consumidores veem 4,2 vezes mais produtos por sessão nas aplicações em comparação com as webs móveis. Além disso, as aplicações móveis conseguem 3 vezes mais vendas do que as webs móveis.
Facilitam as relações com os clientes
Na era digital é fundamental que as empresas compreendam e assumam o padrão ao qual estão acostumados os clientes.
Por exemplo, ninguém entenderia hoje em dia que um cliente realizasse uma encomenda num canal online e não recebesse qualquer tipo de confirmação como, por exemplo, um e-mail, um aviso através de uma app ou uma SMS.
Além disso, se o cliente não o receber, provavelmente pensará que a sua encomenda não foi corretamente processada. Por isso, deve entender estes padrões e incorporá-los nos seus processos comerciais.
As aplicações móveis ajudam a fazer com que tenha contacto constante com o seu cliente habitual e muito mais. As aplicações que permitem aos utilizadores consultar, alterar e gerir as suas encomendas são mais utilizadas e permitem-lhe conhecer e melhorar as relações com os seus clientes.
Ajudam as empresas a segmentar
Se tem um pequeno negócio local, é provável que uma aplicação móvel não pressuponha uma grande diferença para si. No entanto, se conta com diferentes perfis de clientes, ou se oferece serviço em diferentes locais, uma aplicação irá ajudar a segmentar.
O que é segmentar? Fazer ofertas, oferecer conteúdos e produtos personalizados em função de parâmetros determinados.
Imagine que tem uma cadeia de supermercados. Graças a uma aplicação móvel, pode perfilar os seus clientes, oferecendo produtos segmentados por localização, estado familiar, sexo, etc.
Fidelizam com facilidade
Todos sabem que é mais fácil conservar um cliente do que conseguir um novo. Para o conservar, deve cuidar dele.
A melhor forma de cuidar do cliente é manter uma relação próxima e fazer com que sinta que despendeu tempo para pensar nas suas necessidades e problemas.
Uma aplicação móvel permite-lhe criar, com facilidade, um programa de fidelização, em forma de pontos acumuláveis ou benefícios, o que fará com que o seu cliente volte vez após vez.
Permite-lhe criar um escritório virtual para os seus colaboradores
Existem muitos negócios que contam com uma força de vendas itinerante. Comerciais, delegados, executivos, muitas empresas necessitam da mobilidade dos seus colaboradores para que estes trabalhem fora do escritório.
Graças às aplicações móveis, têm fácil acesso às informações. Podem ainda contar com funções muito avançadas como, por exemplo, a de partilhar informações, acesso ao CRM da empresa, seguimento de tarefas, gestão de projetos e mais.
Ajudam as empresas a ser mais competitivas
As exigências dos clientes são cada dia mais altas. Uma empresa que não alcança o padrão mínimo de relações com os seus clientes, pode ficar de fora do mercado rapidamente.
Entre as empresas de menor tamanho, ainda não podemos falar de uma completa democratização das aplicações de gestão. Atualmente, estas empresas de menor tamanho encontram-se numa situação privilegiada para tomar a dianteira e ser mais competitivas no mercado.
Permitem recolher dados de inteligência de negócio
Não podemos esquecer que quem tem informações, tem uma oportunidade de as aproveitar.
As aplicações empresariais oferecem uma grande quantidade de informações sobre o utilizador, o seu comportamento, os seus hábitos de compras, os seus gostos, os seus rendimentos e muito mais.
Graças a este acesso às informações, as empresas podem fornecer conteúdos, produtos e serviços personalizados, além de se adiantar a necessidades e tendências detetadas através dos dados.
Contar com aplicações móveis é uma excelente oportunidade para que as empresas se conectem com os seus clientes, os conheçam e lhes ofereçam produtos e serviços personalizados que farão crescer o ticket médio e a fidelidade à marca. Não deixe de falar connosco se estiver interessado em conhecer como podemos ajudar.